A DRGE, também conhecida como doença do refluxo gastroesofágico, é uma condição na qual a comida e o ácido no estômago vazam para o esôfago, causando azia e outros sintomas. MedlinePlus diz que não tratada, GERD pode levar a outros problemas, que vão desde a erosão dentária e a formação de tecido cicatricial para problemas respiratórios, sangramento e aumento do risco de câncer. O tratamento começa, de acordo com MedlinePlus, com dieta e mudança de estilo de vida. Os vegetarianos com DRGE enfrentam desafios especiais, por isso, peça ao seu médico um encaminhamento a um nutricionista para garantir que você atenda às suas necessidades nutricionais.
A American Dietetic Association diz que uma dieta vegetariana é aquela que faz Não inclui carne, aves, frutos do mar ou alimentos feitos com esses itens. A ADA distingue entre as dietas lacto-ovo, lacto e total vegetariana. As dietas ovo-ovo-lacto incluem produtos lácteos e ovos, dietas lacto-vegetarianas incluem laticínios, mas não ovos, e dietas vegetarianas totais, também conhecidas como dietas veganas, não incluem ovos ou laticínios. As adaptações necessárias para sintomas de DRGE variam de acordo com o tipo de dieta vegetariana que você segue.
Alimentos para apreciar
Frutas e vegetais - com exceção de frutas cítricas e tomates - formam a base de uma dieta saudável para GERD. O Dr. Rian Podein, da Universidade de Wisconsin-Madison, diz que os flavonóides encontrados em frutas e vegetais restringem o crescimento de bactérias que contribuem para a acidez estomacal. Podein sugere especificamente o consumo de brócolis ou brócolis pelo menos duas vezes por semana. Grãos são geralmente neutros GERD. As fontes seguras de proteína para vegetarianos com DRGE incluem clara de ovo, substituto de ovo, produtos lácteos não derivados de vaca, como feta ou queijo chevre, e leguminosas.
Alimentos para limitar
Na edição de 2007 de seu livro “ Medicina Integrativa ”, David Rakel, professor da Universidade de Washington, diz que substâncias presentes no leite de vaca desencadeiam sintomas de DRGE para algumas pessoas. Os alimentos à base de leite de vaca incluem leite, iogurte, queijo cottage com baixo teor de gordura e queijos como cheddar ou mussarela. Alimentos feitos de soja integral - como tofu, edamame, leite de soja ou queijo e "nozes" de soja - amendoim, nozes ou gema de ovo são alimentos básicos para muitos vegetarianos. No entanto, como seu teor de gordura pode potencializar a secreção ácida, você deve proceder com cautela e evitar consumi-los no final do dia ou como parte de uma grande refeição.
Alimentos para evitar
Podein diz que todos pessoas com DRGE devem evitar alimentos gordurosos, chocolate, cafeína, hortelã-pimenta, álcool, frutas cítricas e produtos de tomate. Para vegetarianos, isso significa evitar tofu frito, ovos fritos e laticínios gordurosos, como sorvete ou creme azedo. Alimentos fermentados como miso e tempeh também podem causar problemas.
Complicações
A ADA diz que alguns vegetarianos têm dificuldade em atender às necessidades de vitamina B12, cálcio, ferro e zinco. Se você é um vegetariano que também toma medicamentos sem prescrição médica ou receita médica para a DRGE, pergunte ao seu médico sobre o monitoramento desses nutrientes. Os ácidos no estômago ajudam o corpo a absorvê-los, mas os medicamentos da DRGE diminuem a acidez do estômago neutralizando o ácido secretado, no caso dos antiácidos, ou diminuindo a secreção ácida, no caso dos bloqueadores H2 e dos inibidores da bomba de prótons. Com o tempo, deficiências nesses nutrientes podem produzir complicações como anemia, osteoporose e, no caso de deficiência de vitamina B12, problemas neurológicos.
Considerações
Se você continuar a sentir sintomas apesar de fazer mudanças em sua dieta, consulte o seu médico, que pode recomendar outros tratamentos para controlar a sua DRGE. Também pergunte sobre serviços nutricionais registrados. Modificar uma dieta vegetariana para acomodar a DRGE pode ser difícil. Um nutricionista registrado pode ajudá-lo a adaptar sua dieta às suas preferências alimentares individuais e a seu estilo de vida, ou a administrar outro problema de saúde, como o diabetes.