O carbonato de cálcio é o ingrediente encontrado nos medicamentos vendidos sem prescrição médica usados para aliviar a azia e a indigestão. O carbonato de cálcio trata eficazmente o estômago azedo e a indigestão ácida, de acordo com o site Drugs.com. No entanto, o carbonato de cálcio pode interagir com algumas condições médicas, como sarcoidose, intestino bloqueado, sangramento do estômago, apendicite, problemas cardíacos e pedras nos rins, bem como outras doenças dos rins. Pergunte ao seu médico se você deve tomar carbonato de cálcio.
Neurralizante ácido estomacal
O carbonato de cálcio é usado em medicamentos de venda livre para fornecer alívio a curto prazo de ácido no estômago. Você pode sentir azia, indigestão ou estômago azedo depois de uma refeição gordurosa ou depois de comer alimentos condimentados. Às vezes, os alimentos podem não se acalmar e causar um estômago azedo. O carbonato de cálcio ajuda a reduzir temporariamente ou neutralizar o ácido do estômago para aliviar os sintomas associados a essas condições.
Efeitos colaterais
Antiácidos ou redutores de ácido podem ter efeitos colaterais, mas esses efeitos colaterais geralmente se dissipam por conta própria, de acordo com o site FamilyDoctor. Esses efeitos colaterais incluem dor de cabeça, náusea, diarréia e constipação. É possível sobredosar em medicações de carbonato de cálcio. Se você acredita ter acidentalmente tomado muitos, entre em contato com o centro de controle de envenenamento local ou vá para a sala de emergência imediatamente.
Causas
A Central Nacional de Informações sobre Doenças Digestivas observa que certas condições, como doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, pode aumentar a necessidade de medicamentos com carbonato de cálcio. Dieta também pode aumentar a necessidade de medicamentos de carbonato de cálcio. Alimentos que são ácidos, condimentados, gordurosos, fritos ou à base de tomate podem causar azia e indigestão. Chocolate, hortelã-pimenta e bebidas que contenham cafeína também podem aumentar a necessidade de redutores de ácido OTC. Se você sofre de DRGE, o tabagismo, a gravidez e a obesidade podem agravar sua condição e aumentar a necessidade de medicamentos redutores de ácido.
Tratamentos
Além dos medicamentos de carbonato de cálcio OTC, você pode tomar medidas simples para reduzir o risco de azia e indigestão, para que você não precise depender de medicamentos para aliviar o problema. Faça refeições pequenas e frequentes e evite usar roupas apertadas. Evite alimentos e bebidas que possam contribuir para o problema. Evite ficar deitado por um mínimo de três horas depois de ter comido uma refeição. Levantar a cabeça da sua cama de 6 a 8 polegadas pode ajudar a reduzir o risco de regurgitar o ácido gástrico. Perder peso também pode ajudar a aliviar o ácido estomacal e a indigestão, de acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse. , , ] ]