Febre
Uma pessoa com uma pedra nos rins aguda pode ter uma febre baixa, inferior a 100,6 graus Fahrenheit, de acordo com Donna D. Ignatavicius, MS RN, e M. Linda Workman, Ph.D., autores de “Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pensamento Crítico para Cuidados Colaborativos.” Mas uma febre mais alta e persistente indica infecção e deve ser avaliada por um médico.
Náuseas e vômitos
Uma história de pedras nos rins, juntamente com náuseas e vômitos indica uma infecção nos rins ou pielonefrite. A pielonefrite faz com que o indivíduo se sinta muito doente, por vezes necessitando de hospitalização. Pessoas com pielonefrite podem até não ser capazes de tolerar líquidos claros.
Urina nebulosa
Uma pedra nos rins que bloqueia parcialmente ou completamente a uretra impede a micção. A urina se concentra na bexiga e causa infecção. Uma vez que uma pessoa pode anular, a urina será âmbar escuro, fétido e nublado, e pode causar uma sensação de queimação durante a micção.
Frequency
Scott e White Healthcare explica que uma infecção na bexiga causa freqüência, ou o desejo de urinar com freqüência. Uma pedra nos rins na bexiga irrita o revestimento da bexiga, causando inchaço e dor. Frequência é frequentemente acompanhada de dor ao urinar. As pessoas podem tentar não anular por causa da dor, agravando ainda mais o problema.
Dor abdominal
Uma pessoa sente dor abdominal como uma pedra nos rins viaja através do ureter e uretra. Caracterizada como cólica, uma pedra no ureter causará dor no lado do abdômen onde a pedra está localizada. No entanto, dor abdominal inferior difusa e sensibilidade à palpação abdominal indicam cistite, e uma pessoa com esses sintomas precisa de avaliação médica.
Dor no flanco
Pedras nos rins causam dor no flanco quando se alojam no rim ou ureter, de acordo com Fundação Nacional do Rim. Uma vez que a pedra viaja para o flanco da bexiga, a dor deve ser resolvida. Uma pessoa que se queixa de dor no flanco pode ter pielonefrite, especialmente se este sintoma for acompanhado de febre, náusea e vômito.