casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O cacau cru causa danos permanentes ao fígado?

Manter seu fígado funcionando como deveria é essencial para uma boa saúde. Há alguma controvérsia em relação ao consumo de cacau cru e seu efeito sobre o fígado, mas não há provas científicas disponíveis para sugerir que o cacau é tóxico para o fígado ou pode causar danos permanentes ao órgão. Consulte o seu médico sobre os prós e os contras do cacau cru se tiver dúvidas sobre a sua relação com a saúde do fígado.

Sobre o fígado: O fígado está na cavidade abdominal, no topo do rim direito, estômago e intestinos, e abaixo do seu diafragma. Você fígado contém 13 por cento do seu suprimento de sangue em todos os momentos, incluindo o sangue que vem do seu estômago. É encarregado de regular os níveis de produtos químicos nele. Este órgão excreta a bile para transportar os resíduos do seu sangue. Ao processar seu sangue, o fígado separa os nutrientes que seu corpo precisa.

Sobre o Cacau Cru

As sementes de cacau, ou sementes de cacau, são as sementes de uma árvore verde da América do Sul conhecida como Theobroma cacao. Estas sementes são frequentemente torradas para uso na fabricação de chocolate, cacau em pó e manteiga de cacau. Os defensores do consumo de sementes de cacau bruto dizem que esse alimento fornece uma grande quantidade de antioxidantes, moléculas que protegem suas células da degradação que pode desencadear doenças. Cacau cru também fornece ferro, fibra e magnésio.

Cacau cru e seu fígado

Algumas pessoas acreditam que comer cacau cru é tóxico para o fígado porque a semente é supostamente rica em vitamina C, mas não há evidência para confirmar isso. De fato, o oposto pode ser verdade - um estudo publicado na edição de outubro de 2009 da "Food and Chemical Toxicology" indica que ratos alimentados com cacau demonstraram melhora nas lesões hepáticas. Mais pesquisas são necessárias para determinar se este achado se correlaciona com os seres humanos, no entanto.

Independentemente de você incluir cacau cru em sua dieta, há várias maneiras de manter seu fígado saudável . O primeiro deles é beber álcool com moderação, pois pode danificar o fígado. Perder peso também é bom para o fígado, porque um fígado gorduroso pode causar insuficiência hepática e câncer. Evite moluscos mal cozidos, como ostras ou mexilhões, pois esses alimentos podem conter o vírus da hepatite A, que pode afetar gravemente o fígado.