casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Artrite Reumatóide e Enzimas Elevadas do Fígado

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune que é tratada com uma variedade de medicamentos, incluindo antiinflamatórios não-esteróides, ou AINEs e drogas anti-reumáticas modificadoras da doença, ou DMARDs. Muitos desses medicamentos podem causar enzimas hepáticas elevadas e complicações hepáticas e exigem que você faça exames de sangue regulares para verificar os níveis de enzimas hepáticas. Se você tem artrite reumatóide e toma qualquer um desses medicamentos, será importante que você tenha visitas regulares com seu médico e exames de sangue de rotina. Se as enzimas hepáticas elevadas se tornarem um problema, muitas medicações precisam ser ajustadas.

Artrite Reumatóide

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune debilitante e de longo prazo que causa inflamação nas articulações e tecidos adjacentes. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a artrite reumatóide ocorre quando o sistema imunológico do corpo se volta e ataca o líquido sinovial ao redor das articulações. A artrite reumatóide, ou AR, geralmente afeta mais as mulheres do que os homens e geralmente afeta ambos os lados do corpo, ou seja, se um joelho for afetado, o outro provavelmente também será afetado. Os pés, tornozelos, joelhos, dedos e punhos são as articulações mais afetadas. A RA é tipicamente tratada com AINEs e DMARDs. As enzimas hepáticas estão presentes nas células do fígado e são derramadas na corrente sanguínea quando há uma lesão ou doença no fígado. De acordo com a Clínica Mayo, as duas enzimas hepáticas mais comuns que são liberadas e testadas são alanina transaminase, ou ALT, e aspartato transaminase, ou AST. Se você sofre de artrite reumatóide e está tomando medicação para tratar sua doença, você será rotineiramente testado para enzimas hepáticas. Se as enzimas hepáticas elevadas se tornarem um problema crônico, seu médico precisará ajustar a dose de sua medicação ou alterar completamente seus medicamentos.

AINEs

Os antiinflamatórios não-esteróides incluem medicamentos isentos de prescrição médica. aspirina, ibuprofeno e acetaminofeno. Eles também são os medicamentos mais prescritos para o tratamento de formas de artrite, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Eles trabalham impedindo que a enzima ciclooxigenase, ou COX, que vem em duas formas, faça seu trabalho. Inibidores da COX-2, como o medicamento Celebrex, funcionam apenas com a enzima COX-2, que estimula a inflamação. AINEs podem causar danos ao fígado, especialmente se o álcool é consumido também. Exames de sangue regulares precisam ser tomadas para monitorar suas enzimas hepáticas.

DMARDs

drogas anti-reumáticas modificando a doença são uma variedade de medicamentos que são usados para tratar muitas doenças auto-imunes e artrite. Eles podem incluir medicamentos como o metotrexato, um medicamento de quimioterapia de baixa dose; hidroxicloroquina, uma droga anti-malária; e drogas como o Enbrel, que são conhecidas como inibidores do fator de necrose tumoral, ou TNF. Todos esses medicamentos podem causar danos ao fígado e aumento das enzimas hepáticas. Deixe seu médico saber antes de iniciar esses medicamentos se você tem algum histórico de doença hepática. Siga a receita do seu médico para esses medicamentos e faça com que suas enzimas hepáticas sejam testadas regularmente.

, , ] ]