casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Os efeitos do ibuprofeno no fígado e nos rins

O fígado e os rins eliminam toxinas e substâncias químicas do corpo. No entanto, alguns medicamentos podem afetar a função desses órgãos. O site do Hospice observa que drogas analgésicas não prescritas, como o ibuprofeno, podem causar ou piorar problemas no fígado e nos rins. O ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório não-esteróide, ou AINE, utilizado para aliviar a dor e reduzir a febre e a inflamação.

Até 15 por cento dos doentes que tomam AINEs, como o ibuprofeno, podem sentir ligeiras elevações em testes hepáticos ou hepáticos, adverte RxList. Essas anormalidades nos exames laboratoriais podem ser temporárias ou agravar-se com o uso continuado desses analgésicos. RxList também observa que, em casos raros, podem ocorrer efeitos hepáticos graves, como icterícia, necrose hepática ou morte celular, e até mesmo falência hepática.

Efeitos Rins

Rxlist lista vários efeitos renais ou renais ao uso prolongado de AINEs, como o ibuprofeno. Estes incluem necrose papilar renal ou morte celular, toxicidade renal e outras lesões renais. Toxicidade renal também foi observada em alguns pacientes.

Níveis de creatinina

Diminuição da função renal devido ao ibuprofeno é mais provável em pacientes com problemas renais existentes, e RxList alerta que o uso prolongado de ibuprofeno pode causar efeitos adversos, como diminuição da depuração da creatinina pelo rim. A creatinina é um composto de resíduos químicos que é produzido durante as contrações normais do músculo esquelético, e é normalmente filtrado pelos rins e excretado na urina.

Hepatite C

De acordo com os pais de crianças com doenças infecciosas, ou PKIDS , indivíduos com hepatite C infecções do fígado têm um risco de diminuição da função hepática devido ao ibuprofeno. O consumo regular ou a ingestão de grandes doses desse analgésico pode causar aumento do estresse no fígado, elevando o nível das enzimas hepáticas. Recomenda-se que pacientes com hepatite C crônica passem por testes de função hepática em intervalos regulares de 3 meses. Interação medicamentosa De acordo com RxList, o ibuprofeno pode interagir negativamente com a eliminação normal de outros medicamentos, aumentando sua toxicidade no corpo. Um exemplo disso é o metotrexato, medicamento para psoríase, que pode ser inibido da filtração renal se tomado com AINEs, como o ibuprofeno. Os níveis aumentados de toxinas da droga no sangue podem então se acumular no fígado.