O carbonato de lítio, mais comumente chamado apenas de lítio, é um medicamento usado para tratar o transtorno bipolar. O termo mais antigo para transtorno bipolar é doença maníaco-depressiva. O lítio diminui tanto a frequência quanto a intensidade da fase maníaca da doença, que é caracterizada por fala rápida, redução da necessidade de sono, hiperatividade, falta de discernimento e elação. A maioria dos medicamentos tem efeitos colaterais, e o lítio não é uma exceção.
O fígado
O fígado é o órgão responsável por regular a maioria dos níveis químicos no sangue. Também produz e excreta a bile, que é usada para quebrar as gorduras. Entre as mais de 500 funções desempenhadas pelo fígado: produção de colesterol; regulação de aminoácidos; "hemoglobin processing;", 3, [[decomposição de nutrientes e drogas; e regulação da coagulação sanguínea. Quando o seu médico quiser saber se o seu fígado está a funcionar como deveria, poderá ser-lhe pedido que tenha testes da função hepática.
Testes da Função Hepática
Os testes da função hepática são uma medida de certas enzimas ou proteínas. seu sangue. Testes como albumina e bilirrubina são na verdade um indicador de quão bem o fígado está funcionando, enquanto outros testes chamados testes de enzimas hepáticas mostram níveis de enzimas que o fígado libera quando está respondendo a danos ou doenças. Ensaios de enzimas hepáticas comuns incluem alanina transaminase ou ALT, aspartato transaminase ou AST e a fosfatase alcalina ou ALP. Dois outros testes que podem ser feitos são a Gamma-glutamiltransferase ou GGT e a L-lactato desidrogenase (LDH). Um aumento em qualquer um desses testes enzimáticos pode indicar que você tem danos no fígado ou doença.
Lítio, o fígado e rins
Não há relato de toxicidade hepática ou alterações nas enzimas hepáticas de acordo com Drugs.com. Há um relatório recente no "Boletim Biológico e Farmacêutico" de 2011, no qual os ratos que receberam lítio desenvolveram alterações nas enzimas hepáticas ALT, AST e ASP. Problemas com rins e função renal, entretanto, são efeitos colaterais relativamente comuns do lítio, e um paciente em lítio deve ter sua função renal avaliada regularmente.
Considerações e Advertências
Embora o lítio possa causar uma grande variedade de efeitos colaterais, especialmente quando os níveis de lítio são muito altos, a maioria dos efeitos colaterais são renais, gastrointestinais ou envolvem o sistema cardiovascular em vez do fígado. Sintomas neurológicos também podem ocorrer. O efeito colateral mais sério do lítio é o dos defeitos congênitos. Se você tiver dúvidas sobre as enzimas do carbonato de lítio e do fígado, consulte um profissional de saúde.