Augmentin é um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas. O Augmentin é composto por duas substâncias químicas, a amoxicilina e o clavulanato, que funcionam em sinergia para tratar infecções do ouvido, sinusite, infecção do trato urinário (ITU), pneumonia, infecções de pele e infecções do trato respiratório inferior. Está aprovado para uso na população pediátrica e adulta. Augmentin é um nome de marca (comércio) da empresa farmacêutica GlaxoSmithKline. O nome genérico de Augmentin é amoxicilina-clavulanato.
A composição de Augmentin
Amoxicilina, um dos antibióticos em Augementin, é comercializado para ser usado sozinho como uma monoterapia e é uma boa escolha para certas bactérias infecções. No entanto, algumas formas de bactérias evoluíram e cresceram resistentes à amoxicilina, exigindo a necessidade de diferentes antibióticos. O clavulanato, quando adicionado à amoxicilina, inibe o processo de resistência e torna a amoxicilina mais eficaz contra bactérias.
Equivalentes genéricos
Quando novos medicamentos são desenvolvidos, o FDA concede ao desenvolvedor alguns anos de marketing e produção exclusivos. Quando os anos expiram, o medicamento é considerado como tendo perdido sua patente. Nesse ponto, o FDA concede permissão a outros fabricantes farmacêuticos para fazer a forma genérica do medicamento. Os medicamentos genéricos e de marca são geralmente considerados igualmente eficazes. No entanto, medicamentos genéricos são geralmente mais baratos, pois o processo de aprovação do FDA é mais curto e mais barato. Formas genéricas de drogas como amoxicilina /ácido clavulânico devem ser aprovadas pela FDA antes de entrar no mercado.
Eficácia
Como Augmentin é composto de amoxicilina e clavulanato, todas as formas genéricas dele devem ter os mesmos componentes a mesma força e razão para ser considerado um medicamento genericamente equivalente. No entanto, um relatório de julho de 2009 publicado no "British Journal of Clinical Pharmacology" concluiu que duas formas genéricas de amoxicilina não eram bioequivalentes à amoxicilina de marca. Converse com seu médico para ver se ele tem uma razão para preferir prescrever um nome de marca em vez de uma versão genérica.
Fabricantes
A GlaxoSmithKline comercializa Augmentin em suspensão, comprimidos revestidos, comprimidos mastigáveis e comprimidos orais. Vários outros fabricantes fazem Augmentin genérico nas mesmas formulações. Os fabricantes de medicamentos genéricos Augmentin têm a opção de dar ao seu produto um nome único ou usar o nome comum de amoxicilina /ácido clavulânico na embalagem do produto. Os fabricantes farmacêuticos de Augmentin genérico nos Estados Unidos incluem a Westward (Amoclan), a Ranbaxy Pharmaceuticals, a Apotex, a Sandoz, a Woodhardt, a Teva Pharmaceuticals e a Par Pharmaceuticals.
Outras considerações
A marca e o Augmentin genérico têm um efeito colateral similar perfil. O efeito colateral mais comum da marca Augmentin e do medicamento genérico são problemas gastrointestinais, incluindo náuseas, que afetam cerca de 2,5% das pessoas que tomam a droga, vômitos e diarreia, o que afeta cerca de 3,4%, segundo o Journal of Antimicrobial Chemotherapy de janeiro de 2004. ". Outros efeitos secundários incluem erupções cutâneas, infecções fúngicas, toxicidade hepática, urticária, comichão, tensão arterial baixa, batimentos cardíacos irregulares e dificuldade em respirar. Pessoas com alergia à penicilina conhecida não devem tomar este medicamento, devido à semelhança entre penicilina e ampicilina e ao risco de reação cruzada.