casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Efeitos colaterais perigosos de Quinine

Quinina é um medicamento usado para tratar a malária. A quinina é uma substância vegetal natural que é nativa da América do Sul. Atualmente, o tratamento da malária é o único uso aprovado de quinina pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Este medicamento já foi acreditado para ter valor para o tratamento de cãibras nas pernas. No entanto, os tratamentos com quinina estavam ligados a efeitos médicos graves e até fatais, que levaram a FDA, em 1995, a proibir a substância para todos os usos além do tratamento da malária.

Arritmias cardíacas

O tratamento com quinina é conhecido causar arritmias cardíacas. A arritmia cardíaca é uma perturbação do padrão de batimento cardíaco normal, fazendo com que ele bata rápido demais, muito lento ou em um intervalo irregular. Os problemas do ritmo cardíaco prejudicam a capacidade do coração de bombear sangue adequadamente para órgãos vitais e, potencialmente, prejudicar a capacidade de sustentar a vida. Arritmias cardíacas podem ser tratadas por uma classe de medicamentos conhecidos como antiarrítmicos ou até mesmo um marcapasso artificial, se a condição for grave o suficiente.

Trombocitopenia

A trombocitopenia também pode ser atribuída ao tratamento com quinina. Este distúrbio é caracterizado por um número reduzido de plaquetas no sangue. As plaquetas são as células que dão ao sangue a capacidade de coagular. A trombocitopenia pode levar a uma coagulação sanguínea anormal ou a um sangramento anormal. Geralmente, não há sintomas associados a essa condição. No entanto, trombocitopenia pode levar à formação de coágulos sanguíneos, o que pode causar dores de cabeça, tontura ou formigamento nas extremidades.

Cinconismo (Leve)

Cinconismo, também conhecido como quinism, é uma condição médica em seres humanos que ocorre de uma overdose de quinino. Existem vários sintomas médicos associados ao cinconismo. Indivíduos que adquirem esta condição podem experimentar pele avermelhada ou suada, zumbido nos ouvidos, confusão, visão turva, dor abdominal e dor de cabeça. Esses efeitos geralmente ocorrem com uma pequena dose excessiva quando uma dose terapêutica de quinina é administrada, ou com o uso em longo prazo de produtos que contêm quinina, como água tônica. Grandes overdoses de quinino têm efeitos muito mais severos.

Cinconismo (grave)

Existe uma margem extremamente pequena para erro quando se lida com doses de quinino e tratamento. Existe uma diferença muito pequena entre dose correta e overdose. Sobredosagens graves de quinino podem ter consequências potencialmente fatais. As overdoses major de quinina podem causar efeitos cardiotóxicos, como hipotensão, choque cardiogênico e arritmias cardíacas com risco de vida. Uma grande overdose de quinina também pode ter efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, causando perda de consciência, convulsões e coma. Além disso, os níveis tóxicos de quinina podem causar anormalidades respiratórias, como edema pulmonar (os pulmões se enchem de líquido) e síndrome do desconforto respiratório do adulto (doença pulmonar grave que pode levar à falência múltipla de órgãos e possivelmente a morte). , , ] ]