casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Efeitos colaterais de ciprofloxacina

A ciprofloxacina (Cipro) combate uma série de infecções bacterianas no corpo - mas há sérios efeitos colaterais do Cipro. Esta medicação pertence à classe de antibióticos das fluoroquinolonas, e a dosagem de Cipro vem em comprimidos, líquidos e formas intravenosas. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA atualizou recentemente suas advertências sobre os riscos dos antibióticos fluoroquinolonas, por isso é mais importante que esteja ciente dos efeitos colaterais que esses medicamentos podem causar. De acordo com as informações mais recentes da FDA, Cipro foi encontrado para causar nervosismo, prejuízo de memória, desorientação, agitação e delírio.

Ciprofloxacina usa muitos: É prescrito para tratar infecções do trato urinário, bem como certos pele , doenças respiratórias, intestinais e sexualmente transmissíveis. Também pode tratar o antraz, um tipo de bactéria usada no bioterrorismo. Mas existem efeitos colaterais da ciprofloxacina: sintomas gastrointestinais, como vômitos ou diarréia, são mais comuns. Raramente, a Ciprofloxacina pode afetar os tendões, nervos, músculos ou o coração. Quanto tempo duram os efeitos colaterais da Ciprofloxacina? Isso depende de quais efeitos colaterais você realmente experimenta. Leia mais para saber mais.

Gastrointestinal

O efeito colateral mais freqüente de ciprofloxacina é a irritação do estômago e dos intestinos. De acordo com o Merck Manual Professional Edition, até 5% das pessoas que tomam ciprofloxacina relatam sintomas como náuseas, vômitos, desconforto abdominal superior, azia ou diarréia. Se a diarréia é grave, pode ser porque a Ciprofloxacina alterou as bactérias que ocorrem naturalmente nos intestinos. Este desequilíbrio pode levar a uma infecção do cólon com a bactéria Clostridium difficile, que requer tratamento com um tipo diferente de antibiótico.

Musculoskeletal

Um efeito colateral grave de tomar Ciprofloxacina é tendinite - inchaço doloroso e irritação de tendões, os tecidos fibrosos que conectam os ossos aos músculos. A tendinite pode ocorrer 48 horas após o início da administração da ciprofloxacina. Tendinite severa pode realmente causar a ruptura do tendão. O tendão mais comum afetado pela Ciprofloxacina é o tendão de Aquiles, localizado atrás do tornozelo. Tendões no ombro e na mão também podem ser afetados. Tendinite ou ruptura do tendão associada ao uso de ciprofloxacina é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade e naqueles que tomam medicamentos corticosteróides.

Sistema nervoso

Raramente, a ciprofloxacina pode causar danos nos nervos dos braços e pernas - conhecido como neuropatia. Os sintomas da neuropatia incluem formigamento, queimação ou dormência dos membros. A ciprofloxacina também pode causar tonturas, dores de cabeça, tremores ou nervosismo. Raramente, a droga pode desencadear convulsões, que são mais prováveis de ocorrer em pessoas que já sofrem de um distúrbio que afeta o cérebro. Para pessoas com miastenia gravis, a Ciprofloxacina pode piorar a sua fraqueza muscular.

Cardiovascular

Em indivíduos mais velhos, ou com problemas cardíacos subjacentes, a ciprofloxacina pode causar um ritmo cardíaco anormal. Isso pode fazer uma pessoa sentir palpitações - uma sensação de que seu coração está vibrando ou correndo. As pessoas com um risco particularmente aumentado de ritmos cardíacos anormais são aquelas que já tomam medicamentos para corrigir seus ritmos cardíacos ou que tomam certos medicamentos que interagem com a Ciprofloxacina.

Advertências e Precauções

Procure atendimento médico de emergência para sintomas de reacção alérgica à ciprofloxacina, que pode incluir erupção cutânea, comichão, falta de ar, tontura ou inchaço. Também procure atendimento médico imediato para efeitos colaterais graves, como diarréia grave, dificuldade para manter alimentos ou líquidos, dor muscular intensa, formigamento ou dormência dos membros ou batimentos cardíacos irregulares. Finalmente, é importante discutir todos os seus problemas médicos e quaisquer medicações que você esteja tomando com seu médico antes de iniciar a Ciprofloxacina.

, , ] ]