os antidepressivos ajudam a equilibrar a neuroquímica e permitem que os centros de humor no cérebro funcionem de maneira ideal. Para melhores resultados, é necessário tomar a dosagem correta de antidepressivos em uma base diária. - Contras de medicação antidepressiva - infelizmente, muitos medicamentos antidepressivos têm efeitos colaterais desagradáveis - como ganho de peso, efeitos colaterais sexuais sedação ou aumento de pensamentos suicidas. Por esta razão, é aconselhável consultar o seu médico sobre possíveis efeitos colaterais ao escolher um antidepressivo. Ela poderá ajudá-lo a decidir quais medicamentos oferecem os melhores resultados possíveis com o menor número de possíveis efeitos colaterais.
Alguns efeitos colaterais dos antidepressivos são relativamente inofensivos, incluindo ganho de peso e fadiga leve. Outros, como os efeitos colaterais sexuais, podem afetar drasticamente sua vida. Se você achar que não pode tolerar os efeitos colaterais que um medicamento produz, seu médico pode ajudá-lo a fazer ajustes de dosagem ou mudar para um novo medicamento.
Alguns antidepressivos têm sido associados a um aumento de pensamentos suicidas. Se você iniciou recentemente um antidepressivo ou trocou medicamentos, fique atento a um aumento nesse tipo de pensamento. Se você achar que é um perigo para si mesmo ou para os outros, procure ajuda de emergência imediatamente.
Considerações
Ao escolher ou trocar um medicamento, lembre-se de que cada pessoa tem uma reação única à medicação. Por esse motivo, você deve monitorar cuidadosamente todas as alterações que ocorrer e relatar efeitos colaterais perturbadores ao seu médico.
A medicação antidepressiva pode levar várias semanas para entrar em vigor, portanto os efeitos colaterais podem não ser perceptíveis imediatamente. Preste muita atenção ao modo como você se sente durante as primeiras quatro a seis semanas após o início de um regime de medicação.
Para obter melhores resultados, tome a dose prescrita de seu medicamento antidepressivo na mesma hora todos os dias. Os antidepressivos funcionam melhor quando o nível de medicação no corpo é mantido em níveis constantes.