O lítio é um medicamento anti-maníaco usado para tratar e prevenir episódios de mania em pacientes com transtorno bipolar, uma condição que causa episódios de depressão e episódios de mania. O lítio também é usado para tratar esquizofrenia e depressão grave. O lítio funciona diminuindo atividades anormais no cérebro, de acordo com o MedlinePlus. Os pacientes devem estar cientes de que as bebidas com cafeína interagem com o lítio.
Cafeína e Lítio
Os pacientes que tomam lítio devem evitar o consumo excessivo de bebidas com cafeína, de acordo com a National Alliance on Mental Illness. A ingestão de cafeína pode diminuir os níveis de lítio no sangue e levar à diminuição dos efeitos terapêuticos da droga. Exemplos de bebidas cafeinadas incluem café, chá, bebidas carbonatadas, leite com chocolate, cacau e bebidas energéticas. Descafeinado chá ou café também contêm pequenas quantidades de cafeína.
Lithium Administration
O lítio está disponível sob a forma de comprimidos, comprimidos de liberação prolongada, cápsulas e líquidos. Os comprimidos, cápsulas e líquidos são geralmente tomados de três a quatro vezes por dia, de acordo com o MedlinePlus. Os comprimidos de liberação prolongada são tomados duas a três vezes ao dia. Os comprimidos de liberação prolongada devem ser engolidos inteiros sem mastigar para evitar liberar muita medicação na corrente sanguínea. Os pacientes devem beber líquidos extras enquanto tomam lítio porque a desidratação pode causar toxicidade ao lítio. Redução da ingestão de sódio também pode causar toxicidade ao lítio.
Efeitos colaterais do lítio
Os pacientes que tomam lítio podem apresentar sintomas como perda de apetite, gases, flatulência, dor de estômago, indigestão, boca seca, tremores nas mãos, inquietação, salivação excessiva, lábios inchados, dor na língua, alteração do paladar, acne, dores articulares ou musculares, perda de cabelo, constipação, fraqueza, falta de coordenação e prurido cutâneo. Os efeitos adversos do lítio incluem alucinações, convulsões, sede extrema e vômitos e diarreia intensos. Os pacientes devem procurar atendimento médico imediato se perceberem esses efeitos adversos.
Os sintomas do transtorno bipolar
Os pacientes com transtorno bipolar exibem as fases maníaca e de depressão. Durante a fase maníaca, os pacientes apresentam sintomas como hiperatividade, fala apressada, pensamentos acelerados, necessidade reduzida de sono, falta de discernimento, agressividade, raiva, autoestima inflada e comportamento imprudente. Os sintomas associados à fase depressiva incluem sentir-se triste, baixa autoestima, insônia ou dormir demais, perda de interesse em atividades prazerosas e pensamentos suicidas.