Prilosec, ou omeprazol, é um dos medicamentos mais comuns usados para tratar a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE. Este medicamento também pode ser usado para tratar úlceras duodenais, infecção por h.pylori (infecção do estômago) e azia frequente. Complicações de usar este medicamento surgem através de efeitos colaterais e interações com outros medicamentos e ervas.
Efeitos colaterais sistêmicos
Um aumento da incidência de infecções do trato respiratório superior e tosse tem sido experimentado por esses pacientes em Prilosec. Astenia (perda de força), tonturas e dores de cabeça são efeitos colaterais comuns nos sistemas nervosos em pacientes tratados com Prilosec. Embora usado para DRGE, Prilosec pode causar dor abdominal, constipação, diarréia, flatulência, náuseas e vômitos. "Mosby's Nursing Drug Reference" afirma que os pacientes que são propensos a hipocalemia (baixos níveis de potássio) podem encontrar Prilosec diminui ainda mais seus níveis de potássio. Caso os pacientes notem um aumento nas cãibras musculares, especialmente cãibras nos músculos da panturrilha, ou palpitações no coração, um baixo nível de potássio pode ser o culpado. Os pacientes devem entrar em contato com seu médico, caso esses eventos ocorram. A dor nas costas pode aumentar com a terapia Prilosec. Esse efeito colateral pode ser facilmente administrado com medicamentos de venda livre, mas os pacientes devem ser alertados para consultar seu médico quanto ao melhor analgésico a ser usado em conjunto com Prilosec. Outro efeito colateral comum com Prilosec é erupção cutânea, especialmente naqueles pacientes sensíveis a corantes e perfumes.
Drogas a Complicações de Drogas
Pacientes com alergia a penicilina ou mofo experimentaram reações anafiláticas graves enquanto tomam um regime de amoxicilina concomitantemente com Prilosec. Esta combinação de drogas é melhor evitada. Qualquer paciente que comece a apresentar sinais ou sintomas de anafilaxia deve procurar tratamento médico imediato. Pacientes em uso de antibióticos podem desenvolver colite leve a potencialmente fatal. Qualquer diarreia com duração superior a 24 horas deve ser relatada a um médico. Os pacientes que tomam derivados de ferro podem encontrar má absorção desses medicamentos, pois a ação do Prilosec aumenta o pH do estômago. O ferro precisa de um ambiente mais ácido para a assimilação ideal pelo corpo. Pacientes prescritos diazepam, fenitoína ou varfarina podem achar que Prilosec inibe a depuração desses medicamentos pelo fígado, deixando mais desses medicamentos disponíveis para uso no corpo e na corrente sanguínea. Os níveis desses medicamentos devem ser monitorados mais de perto em pacientes em Prilosec.
Drogas para complicações de ervas
Ginkgo biloba pode causar Prilosec para ser menos eficaz ou completamente ineficaz; portanto, eles não devem ser usados juntos. O Prilosec demonstrou aumentar a formação de metabolitos tóxicos de Pennyroyal. Esta erva não deve ser usada com Prilosec. Os pacientes podem achar que são mais sensíveis ao sol se o Prilosec for tomado concomitantemente com o St. John’s Wort. Os pacientes devem evitar a exposição excessiva à luz solar ou aumentar o FPS de seu filtro solar e reaplicá-lo com mais freqüência.