Haldol, ou haloperidol, é um medicamento antipsicótico. É usado para tratar sintomas psicóticos, que incluem alucinações, delírios e desapego da realidade. Seu uso pode ser curto ou longo prazo. Os efeitos colaterais de curto prazo incluem vários sintomas neurológicos que podem ser muito desconfortáveis para o paciente, mas podem ser aliviados com sucesso com o tratamento adequado.
Tratamento da Distonia Aguda
A distonia aguda refere-se a um espasmo súbito da doença. músculos, causando um tom aumentado e rigidez severa. As mandíbulas podem ficar travadas e os olhos podem rolar para trás na cabeça e ficar travados nessa posição. A distonia é uma condição dolorosa, além de alarmante para o paciente. Também pode ser fatal, uma vez que o espasmo pode envolver os músculos da laringe e impedir a entrada de ar nos pulmões. Segundo o Canadian Movement Disorder Group, o haloperidol é um dos medicamentos com maior probabilidade de causar essa reação. O tratamento consiste em descontinuar o haloperidol e administrar imediatamente uma medicação anticolinérgica. Medicamentos anticolinérgicos comumente usados são Cogentin, ou benztropine, e Benadryl, ou difenidramina. Para tratar a distonia aguda, eles são administrados por via intravenosa ou intramuscular. Uma vez terminada a crise aguda, os medicamentos anticolinérgicos devem ser continuados na forma de pílula, e uma medicação diferente deve ser escolhida para tratar os sintomas psicóticos.
O tratamento da acatisia
A acatisia refere-se a um desconfortável sentimento de inquietação interna , acompanhado por movimento constante das pernas ou andando de um lado para o outro. A acatisia pode ser aliviada reduzindo a dose de haloperidol ao mínimo necessário para controlar os sintomas e adicionando outros medicamentos para tratar este sintoma. De acordo com o "Livro de Psiquiatria de Kaplan e Sadock", as opções de tratamento incluem o propranolol, um betabloqueador ou benzodiazepínicos, como o lorazepam ou o clonazepam. Os medicamentos são administrados por via oral, e usado em uma base regular, várias vezes ao dia.
Tratamento de sintomas parkinsonianos O haloperidol é um potente bloqueador dos receptores de dopamina. Como resultado, causa sintomas semelhantes aos de Parkinson, uma doença na qual as células nervosas da dopamina são destruídas. Os sintomas incluem lentidão no movimento, tremor e rigidez. De acordo com o "Manual de Psiquiatria de Kaplan e Sadock", o tratamento consiste em doses programadas de uma medicação anticolinérgica, como a cogentina. As doses variam de 0,5 mg a 2 mg, administradas várias vezes ao dia. Os medicamentos anticolinérgicos podem causar vários sintomas, incluindo visão embaçada, dificuldade em urinar e confusão, e devem ser usados com cautela em pacientes idosos.
Discinesia tardia
A discinesia tardia é um distúrbio do movimento que aparece após o uso prolongado de haloperidol. . Os sintomas consistem em movimentos constantes e involuntários, geralmente na língua, boca e mãos. De acordo com o "Livro de Psiquiatria de Kaplan e Sadock", não há tratamento eficaz. De acordo com os "Institutos Nacionais de Distúrbios Neurológicos e Derrames", drogas como benzodiazepínicos e propranolol podem ser benéficas, embora o tratamento seja altamente individualizado.