O lúpulo (Humulus lupulus) é uma planta perene nativa da América do Norte. É mais conhecido como um agente aromatizante na cerveja, mas também tem muitos outros usos culinários e medicinais. Embora seja geralmente reconhecido como seguro pelo FDA, o lúpulo pode ter maior probabilidade de causar efeitos colaterais quando tomado em quantidades maiores, de acordo com o Drug Information Online. Aprendendo sobre os efeitos colaterais do lúpulo permite que você use com mais segurança para o máximo benefício.
Sonolência
O lúpulo pode ser encontrado em alguns suplementos multi-herb para insônia ou nervosismo. Como outras ervas calmantes, o lúpulo pode causar sonolência em algumas pessoas. Tomar doses maiores ou combinar lúpulo com outras ervas ou medicamentos sedativos pode aumentar o risco de sonolência. Por essa razão, o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh alerta os pacientes para evitar o uso de lúpulos enquanto tomam soníferos, medicamentos ansiolíticos e medicamentos similares. Efeitos estrogênicos
Como a soja, o lúpulo contém fitoestrogênios - plantas substâncias baseadas que imitam os efeitos do estrogênio no corpo. Embora não seja prejudicial para a maioria das pessoas, os fitoestrogênios, como os do lúpulo, podem não ser seguros para pacientes com histórico de câncer de mama ou outras condições relacionadas ao estrogênio. O Centro Médico da Universidade de Pittsburgh aconselha mulheres grávidas e com doença renal ou hepática a evitar o uso de lúpulo até que se saiba mais sobre sua segurança. Reações alérgicas
O pulo pode atuar como um gatilho de alergia em algumas pessoas. Pollen Library lista o lúpulo como um alérgeno moderado junto com plantas como o cedro e o zimbro da Califórnia. Sintomas típicos de alergia nasal, como espirros, congestão ou corrimento nasal, podem ocorrer após a ingestão de lúpulo ou a inalação do pólen. Raramente, uma reação com risco de vida conhecida como anafilaxia pode ocorrer após a ingestão de lúpulo. Sinais de anafilaxia incluem pressão arterial baixa, inchaço na garganta e dificuldade para respirar.
Prevenção /Solução Quando usado de acordo com as instruções, o lúpulo provavelmente não causará efeitos colaterais perigosos na maioria das pessoas. Para garantir ainda mais a segurança, leia atentamente as instruções de dosagem antes de tomar o lúpulo e pare de usá-lo se tiver efeitos colaterais incômodos. Pergunte a um médico antes de usar o lúpulo se você tomar outros medicamentos ou suplementos que causam sonolência e evitar dirigir até que você saiba como o lúpulo afeta você. Se você tiver sintomas súbitos ou graves, como taquicardia ou inchaço na garganta, procure atendimento médico imediato.
, , ] ]