Nitrofurantoína mono-hidratada é um medicamento usado para prevenir ou tratar infecções do trato urinário causadas pela bactéria Escherichia coli, ou E. coli. Este medicamento é administrado por via oral e deve ser tomado com alimentos. Nitrofurantoína monohidratada pode causar efeitos colaterais em alguns pacientes, o que deve ser discutido com um médico, caso ocorram.
Náusea ou vômito
Os pacientes que tomam nitrofurantoína mono-hidratada podem apresentar efeitos colaterais relacionados ao estômago após o tratamento. Em ensaios clínicos para este medicamento, quase 10 por cento dos pacientes que tomaram nitrofurantoína mono-hidratada apresentaram náusea como efeito colateral, relata Rx List, um índice de medicamentos on-line para os consumidores. Certos pacientes também podem começar a vomitar depois de tomar este medicamento, o que pode levar a uma diminuição significativa do apetite. Estes efeitos colaterais do tratamento são tipicamente leves e podem ser diminuídos com uma pequena refeição ou lanche antes de tomar uma dose deste medicamento. Pacientes que apresentam náuseas ou vômitos persistentes durante o tratamento com nitrofurantoína monohidratada devem entrar em contato com um médico para avaliação e atendimento.
Dor de cabeça ou tontura
Tratamento com nitrofurantoína monohidratada pode causar dores de cabeça ou tontura como efeitos colaterais em alguns pacientes . Esses efeitos colaterais podem ser desconfortáveis e podem contribuir para diminuir a concentração no trabalho ou na escola. Sensações de tontura podem fazer com que os pacientes afetados pareçam instáveis enquanto estão de pé ou caminhando. Os sintomas dolorosos de cefaléia ou tontura são tipicamente temporários e podem diminuir com o uso continuado desse medicamento.
Aproximadamente 2 por cento dos pacientes tratados com nitrofurantoína mono-hidratada relataram sentir gases - também chamados de flatulência - durante ensaios clínicos para este medicamento, explica RxList. Excesso de gás dentro do estômago pode ser desconfortável e pode contribuir para náuseas ou cólicas ou inchaço no estômago. A flatulência recorrente pode ocorrer em conjunto com um odor desagradável ou desagradável, que pode ser embaraçoso para certos pacientes. Tomar este medicamento com alimentos pode ajudar a prevenir o desenvolvimento desses efeitos colaterais. Alguns pacientes que tomam nitrofurantoína mono-hidratada podem experimentar uma reação alérgica a este medicamento, alertam os funcionários de saúde da PDR Health, uma informação médica website estabelecido pelos editores da Physicians 'Desktop Reference. Os efeitos colaterais de uma reação alérgica podem incluir dificuldades respiratórias, urticária, anormalidades da frequência cardíaca, perda de consciência ou inchaço facial incomum. Estes efeitos colaterais de reações alérgicas podem ser fatais se o atendimento médico de emergência não for recebido.