Centella asiatica, comumente chamada de gotu kola, é uma planta de pântano que cresce naturalmente na Índia e na África do Sul, onde é frequentemente chamada de “a fonte da juventude”. Suas folhas e caules são secos e tem sido usado para uma variedade de fins medicinais por milhares de anos. Gotu kola pode afetar o fígado ou interagir com certos medicamentos, no entanto, e você deve falar com seu médico antes de completar com ele.
Conteúdo nutricional
ku Gotu contém vários nutrientes, incluindo os beta-caroteno fitocitoquímicos , camphol e campesetol. É também uma fonte dos minerais cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio e zinco; A American Cancer Society diz no entanto, que o composto mais provável responsável por seu benefício como um remédio herbal, é um composto conhecido como "saponinas". Para fins terapêuticos, gotu kola pode ser tomado como um suplemento em cápsulas, extratos ou pós, como um ingrediente em certas gotas para os olhos ou feito em um chá.
Lista de benefícios expressados
Gotu kola tem uma ampla gama de benefícios supostos. De acordo com a Universidade de Maryland Medical School, ou UMMC, tem sido usado historicamente para tratar sífilis, hepatite, úlceras estomacais, epilepsia, diarréia, febre e asma. Phyllis Balch diz em seu livro “Prescription for Nutritional Healing” que também estimula o sistema nervoso central e pode funcionar como um leve estimulante, melhorando a clareza mental, reduzindo a fadiga mental e aumentando a energia. Outros usos potenciais incluem o tratamento de infecções respiratórias, como resfriados, reduzindo a retenção de líquidos, estimulando o apetite, aumentando o desejo sexual e apoiando a função saudável do coração e do fígado. Também pode aumentar o bem-estar mental, reduzindo a depressão e a ansiedade e ajudando a prevenir a insônia. No entanto, a maioria desses benefícios é baseada em evidências anedóticas e não em pesquisas científicas.
Uso tópico
O Gotu kola também é usado topicamente como uma pomada para tratar uma variedade de condições da pele. A UMMC diz que contém substâncias químicas chamadas triterpenóides que possuem propriedades antioxidantes que ajudam a curar feridas e pequenas queimaduras e a prevenir cicatrizes após uma lesão ou cirurgia. Devido aos triterpenóides, também pode ajudar a fortalecer a pele, aumentar o fluxo sanguíneo para ela e, consequentemente, tratar doenças da pele, como acne e psoríase. Além disso, gotu kola pode ser benéfico para a prevenção e redução de estrias. Balch adverte, no entanto, que a gotu kola de certos indivíduos pode causar dermatite quando aplicada topicamente.
Para tratar a má circulação e inchaço nas pernas
Segundo a American Cancer Society, alguns ensaios clínicos preliminares descobriram que gotu kola pode melhorar fluxo sanguíneo insuficiente para as pernas e ajuda a reduzir o inchaço. Indivíduos com uma condição chamada insuficiência venosa crônica, caracterizada por inchaço das pernas e pés devido a veias varicosas e má circulação, receberam um extrato de gotu kola. O extrato de gotu kola parecia reduzir o vazamento de vasos sanguíneos que contribuem para o inchaço, e a erva foi considerada mais útil do que o placebo. A American Cancer Society adverte, no entanto, que mais pesquisas precisam ser feitas, e as ervas nem sempre produzem os mesmos benefícios que os extratos feitos delas.