A hortelã é uma planta de jardim comum capaz de se tornar invasiva se não for contida. Você pode preparar as folhas frescas no chá ou usá-las para complementar o sabor de outras bebidas, como um julepo de hortelã. O óleo de hortelã é um aroma comum encontrado em creme dental, enxaguatório bucal, sorvete e doces. Embora a hortelã seja geralmente segura para consumo e uso tópico, existem alguns efeitos colaterais associados a esta erva.
Herb Profile
Spearmint, cientificamente chamada de Mentha spicata, também é conhecida por vários nomes comuns, como o sábio de Belém, a menta de Nossa Senhora, a menta de cordeiro, a menta enrolada e a menta. A erva é nativa da Europa e sudoeste da Ásia, embora seja amplamente cultivada em todo o mundo. Como o nome indica, a hortelã apresenta folhas pontiagudas que lembram lanças.
Composição Química
A folhagem de hortelã contém até 80% de carvona, um composto orgânico que pertence a uma classe de substâncias químicas chamadas terpenóides, comuns a os óleos essenciais de certas plantas. Este é o componente responsável pelo aroma e sabor característicos das folhas de hortelã. Outros agentes encontrados na erva incluem o ácido rosmarico, limoneno, 1-8-cineol e tiamina.
Reações alérgicas
De acordo com a "Physicians 'Desk Reference for Herbal Medicines", a presença de carvona pode induzir sensibilidade em certas pessoas que usam o óleo topicamente - ou que simplesmente escovam os dentes com creme dental com sabor de menta. Esta condição, uma forma de urticária de contato chamada queilite angular, envolve especificamente a inflamação dos lábios e é causada por uma alergia a plantas da família das mentas, incluindo a hortelã. Às vezes, a alergia à hortelã é difícil de detectar. Para ilustrar, um estudo de caso publicado na edição de fevereiro de 2001 do "Australasian Journal of Dermatology" apresentava uma mulher de 26 anos que sofria de dermatite labial durante um ano inteiro, mas teve um resultado negativo quanto à alergia ao creme dental. a ligação com a menta foi descoberta depois que ela reagiu a um dente em pó com sabor de hortelã e, subsequentemente, contato direto com folhas de hortelã.
Efeitos sedativos
Alguns dos compostos encontrados na hortelã são benéficos. um artigo publicado em 6 de junho de 2011, publicado na "Toxicology and Industrial Health", relatou que a hortelã é uma fonte de antioxidantes naturais. Alguns desses compostos, como a carvona, também produzem um efeito antinociceptivo, o que significa que reduzem a resposta à dor. Os autores de um estudo publicado na edição de 31 de maio de 2008 do Boletim Biológico e Farmacêutico observaram esse efeito em camundongos e concluíram que a carvona reduz a excitabilidade do nervo periférico. Desk Reference para Herbal medicamentos”afirma que carvona demonstrou um efeito neurodepressive em animais evidenciado por um aumento da duração de períodos de sono. Isso pode explicar por que a hortelã é usada na aromaterapia e massagem para reviver a dor de cabeça e reduzir o estresse. No entanto, isso também sugere que a hortelã pode potencialmente aumentar os efeitos de medicamentos destinados a tratar a insônia e a depressão.