casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os benefícios para a saúde do feno-grego e do tomilho?

As sementes de feno-grego e as folhas frescas adicionam um sabor picante e levemente amargo aos caril, aos picles e aos chutneys indianos. Cozinheiros contam com tomilho para adicionar sabor aos pratos salgados. Além disso, o feno-grego e o tomilho são plantas terapêuticas com numerosos benefícios para a saúde. Suplementos encapsulados de uma combinação das duas ervas são anunciados como um tratamento para infecções sinusais. Por favor, discuta todas as questões médicas e nutricionais com seu médico antes de tomar qualquer tratamento com ervas.

Fenugreek

A planta de feno-grego produz sementes pequenas, retangulares, verde-amareladas que são freqüentemente usadas na culinária da Índia Oriental. Além disso, essas sementes de aparência estranha são um dos mais antigos e apreciados remédios de ervas. Herbalists recomendar sementes de feno-grego para muitas condições, incluindo colesterol alto, dispepsia, constipação, produção de leite materno escasso e febre. As sementes são por vezes alimentadas a inválidos como um tónico e para aumentar o ganho de peso. De acordo com o site da Plants for a Future, cada 100 gramas de semente de feno-grego contém mais de 23 gramas de proteína, 8 gramas de gordura e mais de nove gramas de fibra. As sementes em pó são misturadas com água e aplicadas como um cataplasma para furúnculos e queimaduras. Consulte um profissional de saúde qualificado se a sua condição médica for grave ou persistente.

Tomilho

O tomilho, ou Thymus vulgaris, é uma planta perene de baixo crescimento, usada frequentemente como cobertura do solo. As abelhas amam as minúsculas flores brancas ou lilás da planta do tomilho, e os chefs tomam mel de tomilho em alta consideração. Favorecido na cozinha mediterrânea e grega, o tomilho também tem sido usado como uma erva terapêutica por séculos. Muitas condições são supostamente ajudadas pelo chá de tomilho, incluindo ansiedade, fadiga e depressão. Antigamente, os herbalistas usavam o tomilho como um antiespasmódico para tratar convulsões, de acordo com os autores de Gaea e Shandor Weiss: “Cultivar e usar as ervas medicinais”. O óleo de tomilho, chamado timol, é antisséptico e pode ajudar na cicatrização de feridas. Pergunte ao seu médico quais remédios fitoterápicos são apropriados para você.

O relatório do Sloan-Kettering Cancer Center informa que a pesquisa em humanos e animais em feno-grego demonstra a capacidade da planta de tratar colesterol alto e diabetes, bem como proteger o fígado. Pesquisas em tubos de ensaio indicam que o feno-grego pode ser protetor contra alguns tipos de câncer e também pode ter benefícios adicionais à saúde. A capacidade da erva de aumentar a produção de leite materno humano precisa de mais estudos. O feno-grego deve ser evitado se você tiver um câncer sensível ao hormônio. Em relação ao tomilho, os fitoquímicos nas folhas parecem relaxar o trato digestivo e os tubos bronquiais, explicando seu uso prolongado para congestão e indigestão no peito. Na pesquisa clínica, o óleo de tomilho também demonstrou atividade antibacteriana e antioxidante, de acordo com um artigo de 2011 na revista “Natural Products Communications”. Consulte um profissional de saúde qualificado antes de adicionar essas ervas ao seu regime.

Segurança

Você não deve ingerir óleo de tomilho, explica o Guia Completo para Ervas Seguras. É sábio, além disso, ficar longe creme dental contendo óleo de tomilho. As mulheres grávidas precisam evitar o feno-grego e grandes doses de tomilho, pois essas ervas podem causar aborto espontâneo. Os diabéticos só devem usar feno-grego sob a supervisão do médico.