Embora os EUA Food &Drug Administration ainda não aprovou o ginkgo biloba como medicamento, MayoClinic.com diz que existem algumas evidências de que a erva pode ajudar pessoas com a doença de Alzheimer. A organização relata que o ginkgo biloba pode ajudar a melhorar as memórias das pessoas e diminuir tais sintomas da doença como depressão, confusão, dificuldades de concentração, dores de cabeça e fadiga, entre outros. MayoClinic.com observa que os pesquisadores estudam a erva para determinar sua utilidade em tais tratamentos. Drugs.com diz ginkgo biloba pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea em pessoas que sofreram derrames. O suplemento pode produzir alguns efeitos colaterais.
Náusea
Quando você ingerir o suplemento de ginkgo biloba, especialmente no início, você pode descobrir o seu sistema gástrico reage a ele. Comumente, quando você introduz novas substâncias, como suplementos de ervas ou medicamentos prescritos, seu corpo pode ter problemas iniciais para se ajustar a eles. Seu estômago, onde você começa a digerir ginkgo biloba, pode sofrer alguma irritação da nova substância à base de plantas. Isso pode induzir uma sensação de mal-estar que pode ocorrer de forma leve ou como náusea completa, diz Drugs.com. Porque esta forma de efeito colateral associado com ginkgo biloba classifica como não-grave, seu estômago deve diminuir enquanto você continuar sua dosagem com a erva. Você pode sufocar a sensação com medicamentos de venda livre desenvolvidos para reduzir a náusea. Se a sua náusea persistir, procure ajuda médica.
Tontura
Um dos efeitos pretendidos do ginkgo biloba, o afinamento do sangue, pode causar o efeito colateral da tontura. Isso pode ocorrer como parte de uma condição chamada hipotensão postural. Isso significa que você experimenta uma queda rápida e momentânea da pressão sanguínea quando muda de posição, geralmente quando se levanta de uma posição propensa ou sentada. Isso pode causar uma sensação de movimento que pode momentaneamente desorientá-lo. Drugs.com indica tontura geralmente ocorre apenas durante o uso inicial de ginkgo biloba e não deve causar um grande problema.
Diarreia e Gás
O uso de ginkgo biloba pode produzir um efeito colateral inicial de diarréia, bem como gás em seu estômago ou intestinos, diz Drugs.com. A diarréia pode produzir cólicas abdominais. O gás pode produzir arroto ou flatulência. Embora esses efeitos colaterais possam fazer com que você se sinta desconfortável, eles se classificam apenas como problemas não graves que devem se dissipar à medida que o corpo se ajusta à ginkgo biloba.