Cãibras nas mãos e nas pernas são contrações musculares dolorosas e involuntárias que geralmente ocorrem sem aviso. Enquanto a maioria das câimbras são relativamente inofensivas e não representam perigo a longo prazo, elas podem ser causadas por vários fatores. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, cãibras são frequentemente causadas por fadiga muscular, desidratação, deficiência mineral e medicamentos. Reocorrer cãibras nas mãos pode ser uma indicação de uma condição neurológica ou cardíaca subjacente, e você deve ter esses sintomas verificados por um profissional médico.
Fadiga muscular
Extremamente pesado ou exercitar até a exaustão muscular pode levar a cólicas. A contração muscular opera liberando quantidades fixas de sódio e potássio. Quando submetidos a exercícios pesados ou a exercícios de endurance, os músculos, que não possuem quantidades adequadas dos minerais, não podem contrair-se e relaxar, ficando frequentemente na posição contraída, o que provoca cãibras. Músculos mantidos estáticos em uma posição contraída por períodos prolongados de tempo também são passíveis de cãibras. Você pode sentir cãibras nas mãos quando se escreve por longos períodos de tempo.
Desidratação
A desidratação, geralmente causada pelo exercício em condições quentes, pode causar cãibras nas mãos, pernas ou outros músculos. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos relata que a transpiração esgota os músculos do sódio, potássio e cloreto. Cólicas ocorrem quando esses minerais não são substituídos pela hidratação adequada. Água potável e bebidas esportivas durante o exercício mantêm você hidratado, além de fornecer os minerais necessários. Para evitar a desidratação e cãibras em potencial, o Conselho Americano de Exercício recomenda consumir entre 90 e 125 oz. de líquido a cada dia, mais se você está se engajando em exercício extenuante
Condições Médicas
Cólicas, especialmente nas pernas, também podem ser o resultado de uma condição médica séria. De acordo com MayoClinic.com, a aterosclerose, ou endurecimento das artérias, pode limitar o fluxo sanguíneo para os músculos das pernas, resultando em cólicas. Danos nos nervos, especialmente nas costas e na espinha, também podem fazer com que os músculos das pernas se encolham. Cãibras nas pernas também estão associadas com doença renal, anemia e diabetes.
Tratamento
Cãibras geralmente não duram mais de 15 minutos. Quando ocorrem câimbras, a AAOS recomenda parar a atividade e esticar suavemente a área apertada. O alongamento parece ser mais benéfico quando mantido até a liberação da cãibra. Alternar calor e frio para uma área apertada também pode ajudar a tratar a área afetada. Você pode prevenir cãibras se envolver em uma rotina diária de alongamento, tomar um multivitamínico e manter a hidratação adequada.