casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os sintomas de uma lesão espinhal C2?

A medula espinhal é dividida em quatro segmentos: cervical, torácica, lombar e sacral. Juntos, eles formam uma parte vital do sistema nervoso central de processamento do corpo; lesões na medula espinhal podem ser graves e às vezes fatais. A parte cervical da medula espinhal fica no pescoço. Lesões que ocorrem nas segundas vértebras cervicais, conhecidas como C2, se manifestam através de uma constelação particular de sintomas e sinais

Disfunção Respiratória

Como afirmado pela Universidade do Alabama em Birmingham Spinal Cord Injury Information Network, uma lesão na região cervical superior da medula espinhal - vértebras C1 a C3 - causará completa paralisia dos músculos respiratórios. Isso ocorre porque todos os sinais nervosos enviados pelo cérebro se originam em um nível mais alto. Uma lesão em C2 interromperá os sinais do sistema nervoso para os músculos responsáveis pela respiração. Os músculos paralisados por tal lesão incluem o diafragma, os músculos peitorais e abdominais e os músculos do pescoço. Se a lesão estiver completa e a medula espinhal estiver completamente transeccionada nesse nível, o paciente perderá a capacidade de respirar espontaneamente e precisará de um ventilador.

Paralisia muscular

A Biblioteca médica on-line dos manuais da Merck observa que lesão da medula espinhal em C2 resultará em paralisia completa ou parcial de todos os quatro membros e músculos do tronco. Os músculos que compõem os esfíncteres anal e da bexiga também são paralisados, fazendo com que o paciente perca controle voluntário sobre micção e defecação. Se a medula espinhal estiver gravemente ferida, o paciente pode ficar paralisado por toda a vida. Se a lesão é parcial, no entanto, o paciente pode recuperar algum movimento, particularmente dos músculos do tronco.

Sensory Loss

Os nervos responsáveis por transmitir a sensação também passam pela medula espinhal. Cada segmento da medula espinhal fornece suprimento sensorial a uma área da pele chamada dermátomo. Todas as sensações são transmitidas para o cérebro através da medula espinhal, a fim de proporcionar sensação.

De acordo com a American Spinal Injury Association, C2 fornece suprimento sensorial para a área sobre a parte de trás da cabeça e parte superior do pescoço. A lesão no nível C2 fará com que o paciente seja totalmente privado de sensações abaixo desse nível por causa da interrupção da via da dor e dos sinais nervosos que vão para o cérebro.

, , ] ]