O capim-limão, uma erva perene usada como infusão em chás e óleos, tem uso medicinal e também é usado como aromatizante ou como chá. Embora o capim-limão seja geralmente reconhecido como seguro nos Estados Unidos, ele não é aprovado para uso pela Comissão Alemã E, a agência reguladora de suplementos. Lemongrass contém ingredientes que podem ter efeitos colaterais que o tornam inseguro para uso durante a gravidez, embora os estudos com seres humanos não foram feitos.
Ingredientes
Várias gramíneas compõem capim-limão. Cymbopogon citratus e C. flexuosus são cultivados em diferentes áreas e contêm diferentes ingredientes. C. citratus, que cresce nas Índias Ocidentais, América Central e do Sul, e regiões tropicais, contém citral e mirceno, duas substâncias que podem causar efeitos potencialmente nocivos na gravidez, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. O Cymbopogon flexuosus contém isointermedeol, geraniol, alfa-bisabolol e limoneno.
Potenciais Efeitos Fetais
Estudos sobre os efeitos reprodutivos do capim-limão foram realizados apenas em animais, testando citral e mirceno. Um estudo brasileiro publicado na edição de julho de 1998 da "Revista Brasileira de Pesquisa Médica e Biológica" descobriu que apenas em doses muito altas, 500 mg por quilograma, Mircene aumentou a taxa de perda de gravidez e aumentou a taxa de anormalidades esqueléticas fetais em ratos Wistar. . Atrasos no desenvolvimento, como abertura ocular tardia e erupção dos incisivos, ocorreram em descendentes expostos. Outro estudo brasileiro, publicado na edição de fevereiro de 1995 da “Toxicology”, encontrou um aumento na taxa de malformações esqueléticas, bem como retardo de crescimento fetal em ratos Wistar, em doses de 60 mg /kg. Um aumento da taxa de perda de gravidez também ocorreu com esta dose.
Potenciais Efeitos Maternos
O óleo de capim-limão pode danificar o fígado e o revestimento do estômago. O estudo brasileiro relatado em "Toxicology" descobriu que a toxicidade materna evidenciada pela diminuição do peso também ocorreu, embora um estudo de 1998 na "Revista Brasileira de Pesquisa Médica e Biológica" observou apenas que os pesos hepáticos e renais aumentaram em ratos adultos. Efeitos colaterais
Outros efeitos colaterais do capim-limão incluem tonturas, sonolência, boca seca e aumento do apetite. Reações alérgicas também podem ocorrer. Capim-limão também pode reduzir os níveis de glicose no sangue e pressão arterial. Como mirceno pode interferir com as enzimas hepáticas do citocromo P450, seu corpo pode não ser capaz de quebrar bem os medicamentos, o que poderia aumentar seus efeitos.
Considerações
Substâncias como o capim-limão raramente são testadas em humanos durante a gravidez, efeitos podem prejudicar um feto em crescimento. Os resultados obtidos em estudos com animais nem sempre dão os mesmos resultados que os vistos em humanos. A coisa mais segura a fazer quando você está grávida é evitar qualquer substância potencialmente prejudicial, incluindo capim-limão.