A próstata, localizada na base do pênis, comumente aumenta à medida que os homens envelhecem. Isso pode levar a uma condição não-cancerosa conhecida como hiperplasia benigna da próstata (BPH), que faz com que os homens urinem com mais frequência e urgência, e pode levar a um fluxo de urina fraco ou diminuído.
Quando os sintomas são incômodos, medicamentos podem pode ser usado para diminuir o tamanho da próstata ou reduzir os sintomas urinários. Para sintomas moderados a graves, procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia podem ser usados para restaurar o fluxo de urina e melhorar a qualidade de vida.
Medicamentos
Se os sintomas da HBP forem incômodos, converse com seu médico sobre o seu opções de tratamento. Drogas que reduzem o tamanho da próstata incluem 5 inibidores da alfa-redutase (finasterida e dutasterida). Esses medicamentos trabalham para reduzir a produção de DHT, um hormônio que pode aumentar a próstata.
Outros medicamentos usados no manejo da BPH incluem terazosina, doxazosina, alfuzosina e tansulosina, que relaxam a próstata. músculo liso ao redor da próstata e melhorar os sintomas urinários. Seu médico também pode recomendar a combinação de mais de uma classe de medicamentos, pois isso pode ser mais eficaz na redução dos sintomas e na melhoria do fluxo urinário.
Procedimentos e Cirurgia
Se os sintomas são moderados para severos, certos procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia podem ser aconselhados. A maioria deles não necessariamente reduz o tamanho da próstata.
Em vez disso, eles removem ou destroem o tecido prostático aumentado ou ampliam a uretra para permitir um fluxo normal de urina. Cirurgia pode ser recomendada quando medicações e procedimentos menores são ineficazes no controle dos sintomas.
Mudanças no estilo de vida
Embora não haja mudanças conhecidas no estilo de vida que reduzam o tamanho da próstata, existem algumas medidas que você pode Tome para aliviar os sintomas. Para minimizar a noite ou a micção excessiva, evite ou limite a cafeína ou o álcool, especialmente após o jantar, e limite o excesso de líquidos antes de dormir.
Fazer atividades físicas regulares e incluir várias porções de frutas e vegetais cada dia têm sido associados com menos sintomas de HBP - embora o mecanismo de ação não seja claro. Terapias naturais, como Saw Palmetto, são comumente usadas por homens com HBP.
No entanto, devido à falta de evidências de apoio, a American Urological Association não endossa qualquer suplemento dietético para o manejo da HBP.
Dica
O seu médico pode querer que você evite certos medicamentos sem receita médica - como anti-histamínicos, descongestionantes, sprays nasais e pílulas anti-alérgicas - porque eles podem retardar fluxo de urina ou tornar a micção mais difícil. Se estiver a tomar algum medicamento que pareça piorar os seus sintomas, fale com o seu médico.
Advertências
Consulte o seu médico se tiver sintomas de hiperplasia prostática, incluindo frequência e urgência urinária, fluxo de urina fraco, drible durante a micção ou dificuldade em iniciar e interromper a micção.
Além disso, procure atendimento médico urgente se tiver sangue na urina, dor ao urinar ou a necessidade urgente de urinar junto com febre ou calafrios, dor abdominal ou do trato urinário, ou se você não é capaz de urinar.
> Revisão por Kay Peck, MPH, RD