Gynecomatia
Andro pode causar ginecomastia, uma condição em homens que envolve o desenvolvimento de glândulas mamárias superdimensionadas. Isso dá ao homem a aparência de ter tecido mamário e, muitas vezes, a ginecomastia é irreversível. Desde Andro é encontrado para aumentar a testosterona, age de forma semelhante aos esteróides anabolizantes. De acordo com a Enciclopédia de Medicina Esportiva e Ciência, ginecomastia é um efeito colateral comum de esteróides anabolizantes devido ao aumento dos níveis de estrogênios circulantes.
Condições sistêmicas
Andro tem sido associada a danos renais e hepáticos, bem como diferentes tipos de câncer. Doença cardíaca, depressão e alterações no perfil lipídico também podem ocorrer como resultado do uso de andro. De acordo com o American Journal of Sports Medicine, a suplementação andro pode diminuir o HDL, ou colesterol bom, aumentando assim o risco de doença cardiovascular.
Efeitos colaterais masculinos
Nos homens, androstene provoca uma baixa contagem de espermatozóides, encolhida testículos, acne, agressão e irritabilidade. Andro também tem sido associado à diminuição da libido, calvície prematura e impotência nos homens. Estes efeitos secundários são devidos ao andro aumentando a testosterona e o estradiol nos homens. De acordo com as informações bibliográficas internacionais sobre suplementos dietéticos, a administração oral de Androstene de 300 mg /d aumenta as concentrações de testosterona e estradiol em homens saudáveis.
Efeitos colaterais femininos
Andro pode causar efeitos colaterais em mulheres que são semelhantes aos efeitos colaterais do uso de esteróides anabolizantes. Estes incluem o aprofundamento da voz e a interrupção do ciclo menstrual. Outros potenciais efeitos colaterais em mulheres incluem o crescimento de pêlos faciais, acne, calvície masculina e depressão. Segundo a Encyclopedia of Sports Medicine and Science, o uso de esteróides anabolizantes em mulheres pode causar hipertrofia do clitóris.