O cérebro faz várias substâncias químicas que transmitem sinais entre diferentes células nervosas. Um desses produtos químicos é a serotonina, que é derivada de um aminoácido chamado triptofano. A serotonina afeta seu humor, apetite, sono e digestão. Níveis baixos de serotonina podem contribuir para depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e mau controle da raiva. Enquanto os níveis de serotonina no cérebro podem ser alterados por medicamentos prescritos, existem várias maneiras de aumentar a serotonina no cérebro sem drogas. Estes incluem exercício, exposição à luz solar e comer certos alimentos. O exercício é uma maneira de aumentar a produção de serotonina do seu corpo. Não apenas o exercício aumenta a quantidade de serotonina liberada em seu cérebro, mas também aumenta a quantidade de triptofano em seu cérebro, o aminoácido que é o precursor da serotonina. Quanto mais o triptofano estiver disponível para o cérebro, mais serotonina será produzida. Exercício também aumenta a liberação de outras substâncias químicas em seu cérebro, como a dopamina, que contribui ainda mais para melhorar o seu humor.
Bright Lights
Sua perspectiva é geralmente mais positiva em um dia ensolarado que em um dia chuvoso. , dia nublado. Uma explicação pode ser que a exposição à luz aumenta a serotonina no cérebro. De fato, a luz brilhante, seja natural ou artificial, é um tratamento eficaz para indivíduos com transtorno afetivo sazonal, um tipo de depressão que ocorre durante os meses de inverno, à medida que os dias se tornam mais curtos e a exposição à luz solar diminui. Em indivíduos saudáveis, a luz solar tem efeitos positivos sobre os níveis de serotonina no cérebro e humor.
Alimentos com alto teor de triptofano
Enquanto você esperaria que comer alimentos contendo altos níveis de serotonina aumentaria o nível de serotonina em seu cérebro, a serotonina é incapaz de viajar da corrente sanguínea para o cérebro. O triptofano pode entrar no cérebro, no entanto. Assim, comer alimentos ricos em triptofano - como carnes, bananas, nozes, sementes, tofu, ovos, chocolate amargo e lentilhas - indiretamente aumenta a quantidade de serotonina no cérebro. Uma dieta rica em carboidratos pode melhorar o transporte de triptofano para o cérebro, embora este efeito pode ser apenas de curta duração. A terapia da massagem pode ser outra maneira de aumentar os níveis de serotonina. De acordo com um artigo publicado na edição de outubro de 2005 do International Journal of Neuroscience, massagens regulares em mulheres com depressão pré-natal melhoraram o humor e aumentaram a quantidade de serotonina e dopamina encontradas na urina. Embora os níveis reais dessas substâncias no cérebro não tenham sido medidos, esses resultados sugerem que eles aumentaram. Massagem terapêutica regular também pode reduzir os níveis de cortisol - um hormônio do estresse.
Natural Suplementos
Vários remédios naturais podem aumentar os níveis de serotonina e melhorar o humor. Estes incluem erva de São João, que é derivada de uma erva natural, e L-triptofano. Ambos estão disponíveis sem receita médica. Antes de tomar esses suplementos, no entanto, converse com seu médico, especialmente se estiver tomando outros suplementos ou medicamentos. A erva de São João, em particular, pode causar problemas quando usada com vários medicamentos, incluindo contraceptivos, anticoagulantes e medicamentos para o coração. Além disso, a ingestão excessiva de qualquer suplemento que aumenta os níveis de serotonina pode resultar na síndrome da serotonina, que é uma condição caracterizada por sintomas como confusão, diarréia, agitação e alucinações.