casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Diferenças em Cymbalta &Pristiq

Cymbalta e Pristiq são medicamentos prescritos como inibidores da recaptação de noradrenalina serotonina. Cymbalta é o nome comercial da duloxetina e Pristiq é o nome comercial da desvenlafaxina. Ambos os medicamentos bloqueiam a reabsorção de serotonina e norepinefrina no cérebro. O Cymbalta inibe fracamente um terceiro composto químico chamado dopamina. Isso leva à normalização dos níveis desses produtos químicos. Embora esses medicamentos sejam semelhantes, eles diferem quanto ao seu uso e efeito sobre o paciente.

Pristiq e Cymbalta são indicados para o tratamento do transtorno depressivo maior. Cymbalta também é indicado para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada e para o manejo da fibromialgia. Cymbalta trata dor e formigamento causado por neuropatia diabética, que é o dano do nervo que pode ocorrer em diabetes não controlada.

Dosagem e administração

Pristiq está disponível como comprimidos de liberação prolongada em doses de 50 e 100 mg. A dose habitual é de 50 mg e pode ser aumentada conforme necessário até 400 mg por dia, de acordo com o “Drug Information Handbook”. O comprimido deve ser engolido inteiro e pode ser tomado com ou sem alimentos. Cymbalta é uma cápsula de liberação entérica, com revestimento entérico, disponível em 20 mg, 30 mg e 60 mg. A cápsula deve ser engolida inteira com um copo cheio de água. A dose habitual para o transtorno depressivo maior é de 40 a 60 mg como dose única diária ou em duas doses divididas. Pacientes com transtorno de ansiedade generalizada são administrados 30 a 60 mg por dia. A dose habitual em doentes com neuropatia diabética é de 60 mg uma vez por dia. Os pacientes com fibromialgia recebem 30 mg por dia durante a primeira semana de tratamento e depois aumentam para 60 mg por dia.

Depuração da creatinina

Os ajustes da dose são determinados pela depuração da creatinina do paciente, que mede quão bem o paciente elimina resíduos do corpo.

Pristiq não requer ajuste de dose se a depuração da creatinina for superior a 50 mL por minuto. Se a depuração da creatinina estiver entre 30 e 50 mL por minuto, a dose diária máxima é de 50 mg. A dose máxima é de 50 mg em dias alternados, quando a depuração da creatinina cai abaixo de 30 mL por minuto. Os pacientes em hemodiálise não devem receber mais do que 50 mg no outro dia.

No caso do Cymbalta, não é recomendado para uso em pacientes que tenham clearance de creatinina menor que 30 mL por minuto ou em doença renal em estágio final. , afirma RxList.com. Em doentes com insuficiência renal ligeira a moderada, podem ser necessárias doses iniciais mais baixas e aumentadas de acordo com a resposta do doente.

Função hepática Pristiq requer ajuste da dose em doentes com insuficiência hepática. A dose inicial é de 50 mg uma vez por dia com uma dose máxima de 100 mg por dia. Cymbalta, por outro lado, não é recomendado para uso em pacientes com insuficiência hepática.