A cada respiração, o seu sistema respiratório fica exposto a microrganismos potencialmente infecciosos. Se o sistema imunológico do seu corpo não está à altura da tarefa de combater esses invasores, você acaba sofrendo com a dor da garganta, nariz escorrendo, tosse seca ou congestionada, febre e calafrios. Você perdeu a batalha contra esses organismos infecciosos porque seu sistema imunológico não estava à altura da tarefa. A nutrição desempenha um papel fundamental na construção do seu sistema imunológico para que você possa tornar esses “bugs” inúteis contra suas defesas.
O peso pode fazer uma tremenda diferença em como o seu sistema respiratório responde aos poluentes ambientais , bem como agressões bacterianas e virais. Quando você está acima do peso, mais energia do seu corpo é usada para se movimentar, respirar e realizar tarefas diárias. Esta energia extra deve ser usada na construção e manutenção de um sistema imunológico saudável. Estar acima do peso deixa as defesas do seu corpo em desvantagem. O guia alimentar My Plate do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos pode orientar suas escolhas no desenvolvimento de uma dieta saudável que possa apoiar não só a saúde dos pulmões, mas também o bem-estar geral.
Relatórios recentes da American A Thoracic Society concluiu que comer frutas e vegetais frescos, especialmente aqueles ricos em vitamina C, não apenas melhorava a saúde geral, mas também reduzia a incidência de doenças pulmonares. A American Thoracic Society também relata que maçãs e tomates pareciam particularmente reduzir a incidência de doenças respiratórias. Estes frutos também demonstraram aumentar a função pulmonar. Sarah Lewis, Ph.D., da Universidade de Nottingham, Reino Unido, atribui isso à abundância de antioxidantes em frutas e legumes.
Alimentação Dieta Balanceada
O sistema respiratório é responsável por liberar dióxido de carbono do seu corpo e, finalmente, seus pulmões. Ao comer uma dieta balanceada de carboidratos, gorduras e proteínas, o corpo é mais capaz de utilizar o que precisa através da digestão e do metabolismo. Quando você come muito de um único nutriente, o corpo utiliza mais energia tentando recuperar esse equilíbrio. Segundo a American Lung Association, os carboidratos produzem mais dióxido de carbono do que proteína ou gordura. Portanto, uma dieta rica em carboidratos coloca mais pressão sobre o sistema respiratório, exigindo que os pulmões liberem uma abundância de dióxido de carbono. O seu consumo diário de água tem um efeito profundo na sua saúde respiratória. Dois terços do seu corpo é água, por isso, quando você privar seu corpo desse nutriente, muito necessário, seu sistema respiratório e circulatório também sofrerá, assim como seu corpo em geral. A água mantém as células cheias, o que permite que a água e os resíduos se movam livremente para dentro e para fora das células. A água também suporta a remoção de resíduos através de seus sistemas digestivo e excretor, e permite que os nutrientes metabolizados sejam transportados e assimilados mais facilmente onde são necessários.