Apesar dos esforços para melhorar a nutrição em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas ainda sofrem de desnutrição protéico-calórica, ou PCM. Como o nome sugere, as pessoas com PCM não recebem calorias ou proteínas suficientes. Vários distúrbios podem causar PCM, desde a falta de alimentos até a cirurgia de bypass gástrico. A desnutrição calórico-protéica é também chamada de desnutrição energético-proteica, ou PEU. Os dois distúrbios mais comumente associados à PCM em crianças são o marasmo, às vezes chamado de forma “seca” do distúrbio, e o kwashiorkor, conhecido como a forma “úmida”.
Causas
A falta de calorias e proteínas a ingestão é a principal causa da PCM, mas muitas causas secundárias também podem causar o distúrbio. Câncer, alcoolismo, doenças cardíacas, infecção por AIDS e doença renal podem causar caquexia, perda de apetite e perda de massa muscular. Distúrbios que fazem com que o corpo use um número maior de calorias do que o normal, como queimaduras graves ou outros traumas, também podem causar PCM. Doenças gastrointestinais que afetam a absorção também podem levar à PCM.
Sintomas
Os sintomas da PCM incluem perda de massa muscular, falta de gordura subcutânea, batimento cardíaco lento, dificuldade em manter a temperatura corporal, má cicatrização e baixos níveis de energia . O cabelo fica seco, quebradiço e esparso, enquanto a pele fica seca, fria ao toque e áspera. "Diarrhea commonly occurs.", 3, [[Em pacientes com kwashiorkor, o líquido se acumula no abdômen e outros tecidos. A pressão arterial e a freqüência respiratória também podem diminuir, e a pessoa se torna suscetível à infecção, à medida que o sistema imunológico falha. Se a doença progride, órgãos como coração, fígado e rins falham. Morte irá ocorrer se a doença continua a progredir sem intervenção.
Aumentar a ingestão de calorias normalmente irá aumentar a ingestão de proteínas para níveis normais. Dietas líquidas podem ser melhor toleradas no início do que alimentos sólidos. Dar iogurte pode diminuir a diarréia causada pela intolerância à lactose. O uso de um tubo de alimentação ou nutrição parenteral total administrada por infusão intravenosa pode ser necessário em casos graves. As crianças podem necessitar de hidratação intravenosa durante 24 horas antes de iniciar as mamadas para evitar o agravamento da diarreia. É preciso tomar cuidado para não hidratar, o que pode sobrecarregar o coração. Anormalidades eletrolíticas também podem ocorrer, levando a irregularidades de batimento cardíaco e fraqueza muscular.
Prognóstico
Entre 5 e 40% das crianças com PCM morrerão, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck Manuals. Crianças com kwashiorkor se recuperam mais rápido que crianças com marasmo, informa a mesma fonte. Retardo mental permanente ou problemas cognitivos podem permanecer. Pacientes idosos podem ter dificuldade em se recuperar de cirurgias ou infecções.