casa | | Informação em Saúde > | Saúde | Doenças e Lesões
Medicamentos para evitar após bypass gástrico
O bypass gástrico tornou-se uma opção cada vez mais comum para pacientes que buscam perda de peso permanente. Como muitos pacientes que são candidatos a bypass gástrico geralmente têm outras condições crônicas de saúde que requerem medicação de manutenção, é importante saber quais medicamentos são seguros para tomar após o bypass gástrico e quais não são. Após o bypass, a anatomia do estômago e dos intestinos é alterada, afetando a maneira como os medicamentos funcionam e como esses medicamentos afetam o trato gastrointestinal. Um tipo de cirurgia de perda de peso bariátrica, o bypass gástrico envolve muito reduzir a capacidade do estômago usando grampos para criar uma pequena bolsa na parte superior do estômago. O intestino delgado é então conectado à bolsa. Como a bolsa do estômago tem um volume muito reduzido, os pacientes podem comer menos e perder peso. A absorção de alguns medicamentos também é alterada por causa dessa mudança na anatomia. Medicamentos de liberação prolongada não são uma opção viável porque a anatomia do estômago é muito alterada no bypass gástrico. Os medicamentos de liberação prolongada funcionam dissolvendo-se lentamente no estômago e depois são liberados na corrente sanguínea a uma taxa mais lenta e mais uniforme. Como os ácidos gástricos e enzimas são reduzidos ou alterados após o bypass gástrico, esse mecanismo não funciona normalmente. Medicamentos de liberação prolongada também não podem ser esmagados ou mastigados.
Antiinflamatórios não-esteróides, ou AINEs, são um grupo de medicamentos comumente usados para tratar a dor e condições como artrite. Eles reduzem a dor, a inflamação e reduzem as febres. AINEs comumente interagem com outros medicamentos, mas pacientes com bypass gástrico também devem evitar o uso de AINEs. AINEs aumentam as chances de contrair uma úlcera de estômago, e estes são muito mais difíceis de tratar em pacientes que tiveram bypass gástrico. AINEs comuns incluem asprin, ibuprofeno, Advil, Motrin, Aleve, Naprosyn, Vioxx e Celebrex. A maioria dos pacientes de bypass são prescritos medicamentos que ajudam a prevenir úlceras.
Consultar o seu médico
Como acontece com qualquer medicação, é importante consultar o seu médico antes de começar. Isso se torna ainda mais importante após a cirurgia de bypass gástrico. Para ser o mais saudável e bem-sucedido possível após o bypass gástrico, faça consultas de acompanhamento regulares com o cirurgião bariátrico e com o médico da atenção primária. Seu cirurgião bariátrico provavelmente fará um trabalho de sangue mais profundo do que seu médico de atenção primária, e sua opinião e cuidados são vitais para garantir seu sucesso a longo prazo. Além disso, o acompanhamento com seu médico da atenção primária é importante porque ele provavelmente precisará ajustar as doses de qualquer medicamento de manutenção que você tome, como medicamentos para pressão alta ou diabetes.