A histerectomia é um procedimento cirúrgico durante o qual o útero de uma mulher é removido. Este é um procedimento cirúrgico de grande porte, realizado por um cirurgião ginecológico. Este procedimento é usado como um tratamento de condições como sangramento uterino e tumores do útero. Após uma histerectomia, uma variedade de fatores pode causar dor abdominal após o exercício.
Cura
A cicatrização incompleta das feridas cirúrgicas é uma possível causa de dor abdominal após uma histerectomia. Durante uma histerectomia, muitas camadas dos tecidos do corpo são cortadas para permitir a remoção do útero. A pele, que é a camada mais alta, pode curar mais rapidamente que as camadas de outros tecidos que ela cobre. Exercício antes da cicatrização completa das feridas cirúrgicas pode resultar em dor abdominal após o exercício.
Infecção
A infecção das feridas cirúrgicas não é uma ocorrência comum após uma histerectomia, mas é possível. Isso causaria um abrandamento do processo de cicatrização, febre, dor perto da ferida cirúrgica e, talvez, dor quando a área infectada é movida. Esta é outra possível causa de dor abdominal após uma histerectomia. Se não for tratada, uma infecção de uma ferida cirúrgica pode levar a complicações fatais.
Danos
Estragos estruturais dos nervos e músculos da parte inferior do abdome também podem ser um resultado de uma cirurgia que causa dor abdominal durante o exercício. . Os nervos comprimidos ou os músculos rasgados podem causar dor no abdome inferior e áreas adjacentes após o exercício. Esta dor pode estar presente independente do exercício e pode aumentar durante a atividade física.
Precauções
Após uma histerectomia, você deve acompanhar o seu médico periodicamente. Estes acompanhamentos são projetados para diagnosticar e prevenir qualquer complicação pós-cirúrgica. Isso pode impedir que eles se tornem mais graves e causem danos irreversíveis. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios após uma histerectomia.