Às vezes, é necessário esvaziar a bexiga com um cateter médico. O tubo é inserido na bexiga através da uretra - o canal pequeno e delicado através do qual a urina flui naturalmente. Alguns cateteres são removidos assim que uma amostra de urina é obtida e outros são deixados no local por mais tempo. Como acontece com qualquer dispositivo médico, existem complicações potenciais associadas a cateteres urinários, particularmente aqueles que não são removidos imediatamente.
Infecção
A presença de um cateter na uretra e na bexiga compromete as defesas do organismo contra invasão por germes. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças informam que a infecção do trato urinário associada à presença de um cateter é a infecção hospitalar mais comum nos EUA. Como os germes em hospitais são expostos a muitos antibióticos, alguns se tornaram resistentes ao tratamento e infecções podem ser fatais.
Complicações de inserção
Os cateteres urinários são projetados especificamente para serem colocados na bexiga. Eles são fornecidos em kits que contêm todos os itens necessários para o posicionamento adequado. O pessoal que coloca cateteres urinários é treinado nas técnicas corretas, mas eles ainda podem causar uma lesão ao inserir um. Os cateteres de demora - aqueles deixados no local por um período de tempo - têm um balão na ponta que é inflado uma vez dentro da bexiga para fixar o tubo de drenagem. A inflação prematura expande o balão dentro da uretra, resultando potencialmente em lacrimejamento, dor e sangramento. Algumas inserções de cateteres são mais difíceis do que outras, e usar força excessiva para avançar o tubo pode perfurar a uretra. Tanto a inflação prematura como a punção uretral podem resultar em cicatrizes e bloqueios que requerem cirurgia.
Complicações de cateteres internos
O risco de uma complicação, particularmente infecção, aumenta quanto mais tempo o cateter estiver na bexiga. Em um artigo publicado em setembro de 2013 no "BMJ Quality &Safety", os pesquisadores revisaram 11 estudos sobre o efeito da remoção imediata das taxas de infecção e encontraram uma redução média de 53%. Os autores observam que há cerca de 450.000 infecções associadas a cateteres nos EUA a cada ano.
As pessoas que estão desorientadas devido a medicação ou doença podem retirar seus cateteres parcial ou completamente com o balão de ancoragem ainda inflado. Isso pode ferir a base da bexiga ou da uretra e exigir correção cirúrgica. O local onde o cateter sai da uretra pode se tornar ulcerado se o cateter de longa permanência não estiver devidamente protegido.
Prevenção de complicações do cateter urinário
Os cateteres devem ser colocados na bexiga apenas por razões médicas específicas, como definido nas diretrizes do CDC publicadas em "Infection Control and Epidemiology". A bolsa de coleta do cateter deve sempre ser suspensa abaixo do nível do osso púbico, inclusive durante a caminhada ou a sessão. Limpar regularmente as áreas da virilha e nádegas diminuirá a contaminação do cateter e o risco de infecção. A ancoragem do cateter na perna com a alça fornecida evita lesões provocadas pela uretra.