A dor na região da bexiga geralmente resulta de uma infecção do trato urinário, ou UTI. A urinálise é o método padrão para confirmar positivamente uma ITU, mas um único exame de urina negativo não exclui necessariamente a infecção, diz Harrison’s Principles of Internal Medicine. Se a dor persistir após múltiplas culturas negativas de urina e não houver outros sinais de infecção, como febre, os médicos começarão a considerar outras causas não infecciosas para a dor.
Pedras da Bexiga
As pedras são as mais causa comum de dor na bexiga ao lado da infecção. As pedras são formadas quando várias substâncias dissolvidas na urina se precipitam para formar cristais. Todos os cristais realmente começam nos rins, mas alguns permanecem pequenos até que se movem para a bexiga, ponto em que começam a crescer, de acordo com "Princípios de Medicina Interna de Harrison".
Pedras na bexiga em si geralmente não causam sintomas a menos que sejam grandes ou numerosos o suficiente para ferir ou inflamar a parede da bexiga. Dor e sangramento ocorrem mais frequentemente quando as pedras passam dos rins para a bexiga através dos ureteres ou para fora da bexiga através da uretra. Os tratamentos para pedras na bexiga dependem da substância que compõe a pedra. Alguns podem ser tratados com medicação ou dieta, enquanto outros requerem cirurgia.
Obstrução do Trato Urinário
As obstruções do trato urinário são a causa mais comum de dor na bexiga. Obstruções da saída da bexiga ou da uretra podem levar à dor pela constante distensão ou hiper distensão da bexiga causada pela retenção crônica de urina, diz "Princípios de Harrison da Medicina Interna".
A dor do trato urinário A obstrução é geralmente acompanhada por uma sensação constante de plenitude vesical. As causas mais comuns de obstrução da bexiga em homens mais velhos são o aumento benigno do câncer de próstata e próstata. Muitas vezes, a retenção urinária é o primeiro sintoma de problemas de próstata que os pacientes notam. Em crianças, as causas mais comuns de obstrução são defeitos congênitos no sistema urinário que tornam a obstrução mais provável. Estes defeitos geralmente se tornam aparentes no primeiro ano ou dois da vida.
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga é outra possível fonte de dor não infecciosa. É a doença que mais preocupa os pacientes, mas, felizmente, é menos comum do que as outras causas de dor na bexiga mencionadas até agora. O primeiro sintoma notável de câncer de bexiga é o sangue na urina, com dor ou outras sensações de desconforto logo após, relata "Princípios de Harrison da Medicina Interna".
O maior fator de risco para câncer de bexiga é o tabagismo, com radiação e exposição a certos parasitas e produtos químicos industriais, como corantes, também implicados. O câncer de bexiga é geralmente tratado com cirurgia e às vezes com quimioterapia, se se espalhou para outras partes do corpo.