A Organização Mundial da Saúde relata que microorganismos, como bactérias, fungos, parasitas ou vírus, causam doenças infecciosas que têm a capacidade de se propagar de uma pessoa para outra. Entender os fatores de risco, modos de transmissão e formas de prevenir doenças transmissíveis é importante para se manter saudável.
Tuberculose
Segundo a Rede Nacional de Informações Preventivas (NPIN), a tuberculose (TB) causa quase 2 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano. Uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis, causa a tuberculose. Pode afetar diferentes órgãos do corpo, mas afeta principalmente os pulmões. Quando alguém tem tuberculose ativa nos pulmões, ele pode transmiti-la através de gotículas respiratórias. Indivíduos imunocomprometidos, indivíduos provenientes de países que têm altas taxas de TB, ou pessoas que estiveram em contato com pessoas com TB devem conversar com seus médicos sobre fazer a triagem para TB. Os sintomas da TB pulmonar incluem tosse, suores noturnos, febres, letargia e perda de peso.
HIV
Os modos de transmissão para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) incluem contato sexual e compartilhamento de agulhas, ou de mãe a criança durante o trabalho de parto ou através do leite materno. O HIV ataca o sistema imunológico e pode se transformar no vírus da imunodeficiência adquirida (AIDS). Quando o sistema imunológico se decompõe por causa do HIV, infecções oportunistas ou certos tipos de câncer podem afetar o indivíduo. O CDC informa que havia 37.041 pessoas diagnosticadas com AIDS nos EUA em 2007. As medidas de prevenção para HIV incluem usar preservativos durante o sexo, não compartilhar agulhas enquanto injetam drogas, receber tratamento se você for HIV positivo durante a gravidez e não amamentar se indicado.
Chlamydia
O NPIN estima que mais de 2 milhões de pessoas entre 14 e 39 anos nos EUA estejam infectadas com clamídia. Muitas pessoas não apresentam sintomas, mas, se o fizerem, podem ter corrimento vaginal ou secreção do pênis, dor ao urinar ou sexo. Doenças sexualmente transmissíveis podem levar à doença inflamatória pélvica em mulheres, o que pode levar a problemas de fertilidade no futuro. Pessoas sexualmente ativas devem usar preservativos para ajudar a prevenir a clamídia.
Hepatite A
Diferentes vírus causam hepatite ou uma inflamação do fígado. A hepatite A é uma doença aguda. Os riscos de transmissão incluem contato com fezes de alimentos ou água contaminados ou contato com outra pessoa durante atividades como trocar fraldas. A prevenção da hepatite A inclui a obtenção de uma vacina em caso de risco, lavagem das mãos se você estiver preparando comida, lavando as mãos após entrar em contato com fezes e evitando água contaminada.
Hepatite B
Hepatite B, no início, uma doença aguda, pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado. Os métodos de transmissão incluem o contato com o sangue de uma pessoa infectada através do compartilhamento de agulhas, itens pessoais, contato sexual ou parto. A transmissão ocorre através da punção da pele ou contato da mucosa com sangue infectado e fluido corporal. A prevenção da hepatite B inclui a obtenção de uma vacina se você tiver risco de hepatite B, não compartilhar agulhas, não compartilhar itens pessoais e usar preservativos durante o ato sexual.
, , ] ]