Os sintomas das infecções parasitárias variam amplamente, dependendo do tipo de organismo parasitário e da saúde subjacente da pessoa. Os parasitas mais comuns infectam o trato intestinal, mas alguns parasitas infectam o cérebro, os olhos, a pele ou os órgãos sexuais. Os sintomas variam de meramente chato a risco de vida, e todas as infecções parasitárias devem ser tratadas por um médico o mais rápido possível.
Giardia duodenalis
Giardia duodenalis é uma das causas mais freqüentes de doenças contraídas pela água. Este organismo unicelular pode colonizar os intestinos de pessoas e animais, causando uma série de sintomas, incluindo diarréia, gases, dor abdominal e náusea. Se não tratada, uma infecção crônica pode resultar em perda de peso grave e desidratação.
Cryptosporidium Parvum
Outra causa principal de doença contraída de água e comida é Cryptosporidium parvum. Este parasita unicelular comumente infecta intestinos de animais de rebanho, como vacas e ovelhas, mas também pode infectar seres humanos. Os sintomas incluem diarréia aquosa, náusea, cólicas estomacais e febre ligeira, embora alguns casos de infecção não causem sintomas.
Toxoplasma Gondii
Toxoplasma gondii é a terceira principal causa de morte resultante de doença contraída de "Quando esse parasita unicelular infecta adultos saudáveis, geralmente não causa sintomas. Em alguns casos, sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo dores musculares, fadiga, febre, inchaço dos gânglios linfáticos e dificuldade em respirar ocorrem. Pessoas com sistema imunológico comprometido podem desenvolver grave inchaço do cérebro, causando danos aos olhos ou ao cérebro.
Trichinella Spiralis
Trichinella spiralis é um verme multicelular que infecta o trato intestinal. Os sintomas iniciais da infecção incluem diarréia, náusea, vômito, febre e dor abdominal. Deixados sem tratamento, os sintomas adicionais de dor de cabeça, dor muscular e articulações, coceira na pele, inchaço dos olhos e fraqueza se desenvolvem. Infecções graves podem evoluir para dificuldades respiratórias e cardíacas, problemas na coordenação muscular e morte.
Trypanosoma cruzi
A doença de Chagas é o nome comum da doença causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. Os sintomas ocorrem em três etapas. Na fase aguda, podem ocorrer inchaço dos olhos, febre, glândulas linfáticas inchadas, fadiga e aumento do fígado ou baço. No entanto, apenas 1 por cento dos casos mostram sintomas agudos. No estado indeterminado, ocorrendo oito a 10 semanas após a infecção, não há sintomas. Dez a 40 anos após a infecção, o estágio crônico pode se desenvolver, levando a problemas cardíacos graves e aumento da garganta ou intestinos.
Taenia Solium
Taenia solium é um verme parasita que pode infectar o cérebro, causando neurocisticercose. A infecção pode não causar sintomas ou causar náusea, dores de cabeça ou convulsões. Infecção crônica grave pode causar sintomas de risco de vida, como aumento da pressão sobre o cérebro.
Trichomonas Vaginalis
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo parasita trichomonas vaginalis. As mulheres infectadas podem não ter sintomas ou podem ter coceira vaginal ou vermelhidão, mau cheiro ou corrimento verde espumoso da vagina, relação sexual dolorosa, desconforto abdominal ou vontade de urinar. Os homens infectados geralmente não exibem sintomas, mas podem ocasionalmente experimentar o desejo de urinar, a descarga da uretra e uma sensação de ardor ao urinar.