Doença social é um termo mais antigo para o que costumava ser conhecido como doença venérea e agora é conhecido como doenças sexualmente transmissíveis. Essas infecções são transmitidas através do contato sexual, seja por via vaginal, anal ou oral. As infecções sexualmente transmissíveis são totalmente dependentes de fatores comportamentais. Não apenas o número de parceiros sexuais é um fator importante, mas também o tipo de parceiro sexual (prostitutas, por exemplo). Três doenças sociais ou sexualmente transmissíveis comuns são gonorreia, clamídia e sífilis.
Gonorréia
De acordo com o "Atlas Colorido de Microbiologia Diagnóstica da Koneman", a gonorréia foi reconhecida pelo menos no século II, na época. de Galeno, que nomeou a doença após as palavras gregas gonor ("semente") e rhoin ("fluxo"), sugerindo que a doença estava relacionada ao fluxo de sêmen. A gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Os sintomas desta infecção diferem em homens e mulheres. Nos machos, normalmente é fácil reconhecer como uma descarga espessa e leitosa. Nas mulheres, um corrimento vaginal pode ser visto, mas muitas vezes é assintomático. Esta doença sexualmente transmissível pode infectar a garganta, o ânus e os genitais de homens e mulheres. As infecções não tratadas podem se espalhar para outras áreas do corpo, como as articulações, causando uma forma grave de artrite. Anos atrás, a penicilina era o tratamento de escolha; no entanto, devido à resistência aos antibióticos hoje, é ineficaz. O tratamento atual da gonorréia é o antibiótico ceftriaxona (Rocephin). A gonorréia pode ser diagnosticada pelo exame microscópico da secreção masculina, cultura bacteriana ou métodos moleculares mais novos.
Chlamydia
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a clamídia é a bactéria transmitida sexualmente mais freqüentemente transmitida. doença. A infecção por clamídia é vista freqüentemente em conjunção com infecções por gonorréia. Nos homens, as infecções por clamídia são caracterizadas por corrimento moderado ou escasso e ardor durante a micção. Nas mulheres, uma descarga cervical pode estar presente. Segundo o Dr. F. Ndowa, da Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções assintomáticas da clamídia podem ser vistas em até 25% dos homens e 70% das mulheres. Infecções por clamídia não tratadas podem ter algumas complicações, como infertilidade e doença inflamatória pélvica (DIP). O tratamento para clamídia é doxiciclina ou azitromicina. Como a clamídia pode ser vista junto com a gonorréia e cada doença requer tratamento diferente, as pessoas precisam ser testadas para ambas as infecções.
reemergência na última década, de acordo com o CDC. A sífilis é causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum. A infecção da sífilis pode passar por uma série de estágios da doença se não for tratada. Na sífilis primária, o principal sintoma é a presença de um câncer indolor no local da infecção. A sífilis secundária, que pode ocorrer até dois meses após o aparecimento do câncer, freqüentemente demonstra uma erupção generalizada que freqüentemente envolve as palmas das mãos e as solas dos pés. O organismo pode ficar inativo e não apresentar sintomas durante anos a décadas. A sífilis terciária é muito grave e pode envolver o sistema nervoso central, o coração e outros órgãos. A sífilis é tratada com facilidade, principalmente nos estágios iniciais, com penicilina.