Dosagens sugeridas
Estudos clínicos que analisam os efeitos de O arroz de levedura vermelha em colesterol normalmente usa uma dose de 600 mg duas a quatro vezes ao dia, para uma dose máxima de 2,4 g. No entanto, o suplemento utilizado na maioria dos ensaios clínicos foi retirado do mercado devido à sua similaridade com as estatinas prescritas. Os suplementos naturais não precisam obedecer aos mesmos regulamentos rígidos dos medicamentos prescritos. Isso significa que um suplemento pode não conter a quantidade declarada dos componentes ativos. Em alguns casos, pode ter menos, tornando-o menos eficaz, ou pode ter mais, tornando-se potencialmente perigoso. A quantidade real do agente redutor do colesterol nos produtos de arroz vermelho pode variar consideravelmente. Consulte o seu médico ou farmacêutico para obter orientação sobre como encontrar um produto de qualidade.
Coenzima Q10 Suplementação
As estatinas podem reduzir os níveis de coenzima Q10 do seu corpo, um nutriente vital para a saúde do coração e dos músculos. Essa deficiência potencial poderia aumentar certos efeitos colaterais dos estatinas, como dores musculares, e colocar a saúde do coração em risco. Por causa da semelhança entre as drogas e a erva, o arroz vermelho pode representar o mesmo problema. Muitos produtos contêm coenzima Q10 para compensar esse efeito negativo. De acordo com a Universidade de Pittsburgh Medical Center, ensaios clínicos não encontraram efeitos colaterais significativos associados com o arroz vermelho fermentado. Uma vez que contém agentes similares às estatinas prescritas, você pode sofrer efeitos adversos semelhantes, sendo alguns bastante significativos. Eles incluem dor muscular e fraqueza, dor de estômago, azia, dor nas articulações, inflamação do fígado, tontura, danos nos nervos periféricos e quebra do tecido muscular que desencadeia a liberação de fibras musculares na corrente sanguínea, levando à insuficiência renal.
Outras considerações
Não use se estiver grávida ou amamentando. Se você tem qualquer tipo de condição que afeta seu fígado ou rins, sempre limpe o uso de qualquer suplemento com seu médico, pois esses órgãos, especialmente quando operando em um estado debilitado, têm uma sensibilidade especial às drogas e ervas que você consome. O Memorial Sloan Kettering Cancer Center observa um relato de caso de uma mulher que sofria de hepatite grave depois de suplementar com a erva por quatro meses. Ele também relata uma análise de vários produtos de arroz vermelho levedura encontrados que continham altas quantidades da toxina citrinina.