casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quatro efeitos colaterais comuns de antibióticos

Antibióticos são geralmente usados ​​para tratar infecções bacterianas, como infecções na garganta ou pneumonia. Embora os antibióticos sejam muito eficazes no tratamento de muitas infecções, alguns efeitos colaterais comuns estão associados à sua administração. É importante completar um curso de antibióticos, mesmo se você começar a se sentir melhor ou se tiver algum destes efeitos colaterais.

Náusea e diarréia

Náusea e diarréia são comuns durante e imediatamente após um curso de antibióticos. Um sistema digestivo saudável mantém um equilíbrio entre as bactérias intestinais "boas" e "ruins". Essas bactérias trabalham juntas para permitir a digestão normal. Os antibióticos podem atrapalhar esse equilíbrio, levando à diarréia. De acordo com uma publicação de julho de 2013 na "Medical Clinics of North America", entre 2% e 25% dos pacientes apresentam náusea ou diarreia associada a antibióticos, dependendo do tipo de antibiótico. Na maioria dos casos, a náusea e a diarreia associadas a antibióticos não requerem tratamento; no entanto, em casos raros em que persistem, pode ser uma indicação de algo mais sério.

Infecção por levedura vaginal

Infecção por levedura vaginal, ou candidíase vaginal, é outro efeito colateral comum da terapia antibiótica. Uma vagina saudável mantém um equilíbrio normal de levedura e bactérias. Em alguns casos, os antibióticos podem destruir as bactérias normais, enquanto o fermento continua a crescer. Este desequilíbrio de leveduras e bactérias resulta em uma infecção por fungos. Uma infecção vaginal levedura é caracterizada por coceira, ardor, vermelhidão e inchaço nas áreas vulvar e vaginal. Um artigo de "Clínicas Médicas da América do Norte" de julho de 2013 relatou que até 25% das mulheres que tomam antibióticos orais desenvolvem infecções fúngicas vaginais.

Reações alérgicas

Uma reação alérgica, ou hipersensibilidade, também é um lado potencial "effect of taking antibiotics.", 3, [[De acordo com um estudo de maio de 2011 no "British Journal of Clinical Pharmacology", 32% dos novos casos de hipersensibilidade a drogas foram atribuídos a antibióticos. A maioria das alergias a antibióticos costuma ser leve e envolve a pele. Erupção cutânea vermelha, ressecada, coceira na pele ou urticária podem estar presentes. Em casos raros, uma reação alérgica grave, chamada anafilaxia, pode causar sibilos, dificuldade para respirar, taquicardia ou inchaço dos lábios, língua ou garganta. Isso pode ser fatal e requer atenção médica imediata.

Interações medicamentosas

Antibióticos podem interagir com outros medicamentos. Essas interações podem causar efeitos colaterais que variam de náusea e dor de cabeça a doenças mais sérias. Os antibióticos podem interagir e inibir a função dos medicamentos, aumentando ou diminuindo o efeito do medicamento. Os contraceptivos orais são conhecidos por interagir com certos antibióticos, e um médico pode sugerir o uso de uma segunda forma de controle de natalidade durante um ciclo de antibióticos. Certifique-se sempre de consultar um médico ou farmacêutico para garantir que outros medicamentos não interajam com um antibiótico prescrito.