Os umidificadores são um item doméstico comum, especialmente para pais com crianças pequenas. Eles adicionam água ao ar, o que pode hidratar as membranas mucosas e prevenir o desconforto físico associado à boca seca, lábios e garganta. Usar um umidificador pode até melhorar a tosse e a congestão nasal. Ambos os umidificadores de névoa quente e névoa fria estão disponíveis. Qual deles você escolhe depende do propósito e dos recursos desejados.
Benefícios
Qualquer umidificador, seja névoa fria ou névoa quente, adicionará umidade ao ambiente. Manter o nível de umidade adequado pode adicionar umidade ao ar que respira e proteger seu mobiliário - incluindo móveis ou pisos de madeira. Se você ou um membro da família sofrer de problemas respiratórios ou sinusais, ou se seus filhos precisarem de alívio dos sintomas de tosses ou resfriados, um umidificador doméstico pode ajudar. Além disso, se você ou um membro da família sofre de alergias, um umidificador com um filtro de ar de alta eficiência pode ajudar a reduzir a poeira e outros alérgenos em seu ambiente doméstico.
Opções
Ambos os tipos de umidificadores têm um tanque de armazenamento para a água. Umidificadores Cool-mist usam um ventilador para soprar ar através de um filtro de pavio molhado, ou um sistema que lança água em um difusor, que quebra a água em partículas minúsculas. Qualquer mecanismo faz com que pequenas gotículas de água sejam dispersas no ar. Um umidificador de névoa quente emite uma névoa quente ou vapor no ar. Não surpreendentemente, o umidificador cool-mist esfria um pouco a sala, enquanto o umidificador de névoa quente adiciona calor ao ar ambiente. Há também uma diferença de ruído, como as unidades de névoa quente são muitas vezes mais silencioso em comparação com os umidificadores cool-mist.
Recomendações para Crianças
Desde a Food and Drug Administration (FDA) recomenda contra tosse e frio medicamentos para crianças menores de 2 anos, e recomendam que esses medicamentos sejam usados com cautela em crianças com mais de 2 anos de idade, os umidificadores costumam ser recomendados para aliviar o conforto e os sintomas. De acordo com a FDA, os umidificadores de névoa quente não devem ser usados perto de crianças pequenas, pois podem causar queimaduras ou queimaduras graves. O FDA também destaca que um umidificador de névoa fria permite uma respiração mais fácil, porque ajuda as passagens nasais a encolher, enquanto os vapores quentes podem fazer com que as vias nasais inchem, tornando a respiração mais difícil. No entanto, não há pesquisas suficientes para esclarecer se a névoa fria ou quente é melhor para aliviar os sintomas.
Proteger a qualidade do ar
Não importa que tipo de umidificador você escolha, é importante tomar medidas para limpar e use a unidade. Adicionando muita umidade ao ar pode incentivar o crescimento de mofo e ácaros, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Além disso, os umidificadores de névoa fria são mais propensos a expelir minerais - na forma de poeira branca fina - e microorganismos da água para o ar, em comparação com as unidades de névoa quente. Por esta razão, a EPA recomenda o uso de água destilada ou um filtro para remover os minerais da água. Além disso, é importante esvaziar a unidade diariamente, limpando-a e substituindo a água, e limpando a unidade com uma escova a cada três dias. Siga sempre as instruções de limpeza do fabricante. A EPA também recomenda medir a umidade interna, por meio de um medidor embutido ou de um higrômetro, disponível em lojas de ferragens, para garantir que a umidade não exceda 50%.
Precauções
Se você ou um membro da família ter uma doença respiratória contínua, como problemas de asma ou sinusite, converse com um médico ou terapeuta respiratório sobre o melhor tipo de umidificador para sua casa. Se você começar a usar um umidificador e desenvolver sintomas respiratórios que parecem relacionados ao seu uso, pare de usar sua unidade e discuta seus sintomas com seu médico.