Acordar com a tosse do bebê pode ser uma experiência alarmante para os pais, especialmente se a causa da tosse for desconhecida. Se a tosse é tão grave que o bebê está perdendo o sono, consulte o seu médico para diagnóstico e tratamento adequados. Se o seu bebê estiver com dificuldade para respirar ou estiver ficando azul durante a noite, ligue para o 911 ou procure atendimento médico de emergência. como crupe, coqueluche, asma e o resfriado comum. O crupe soa como um latido, começa de repente e geralmente ocorre no meio da noite. A tosse convulsa também é pior à noite e causa tosse persistente que pode dificultar a respiração do bebê. No final do período de tosse, seu bebê fará um som de grito. A tosse convulsa costuma ter febre baixa e sintomas semelhantes aos do resfriado. A tosse pode ser o único sintoma, mas um ataque de asma também pode causar sibilos, sudorese e batimentos cardíacos acelerados.
Causas
A tosse é tipicamente mais grave à noite porque o bebê está deitado e o muco seus seios estão pingando em sua garganta, o que desencadeia o reflexo de tosse. O crupe geralmente é causado por uma infecção viral que resulta em inchaço da laringe e da traqueia; é mais comum em crianças menores de 3 anos porque os bebês têm vias aéreas estreitas. A tosse convulsa é causada pela Bordetella pertussis, uma bactéria que afeta as vias aéreas, explica o site da KidsHealth. A tosse convulsa é potencialmente fatal, particularmente para crianças. Asma, por sua vez, faz com que as vias aéreas se apertem em torno de certos gatilhos, como ácaros, pêlos de animais, fumo passivo e poeira barata.
A partir de 2011, a Food and Drug Administration dos EUA não aprovar medicamentos para tosse para uso em lactentes. Se uma infecção viral estiver causando a tosse noturna do seu filho, os antibióticos serão ineficazes no tratamento dos sintomas do seu bebê; antibióticos serão necessários para a coqueluche. Os vírus precisam seguir seu curso, mas certas medidas caseiras podem ajudar a aliviar a tosse noturna do bebê. Faça com que seu bebê beba bastante líquido para se manter hidratado. Se você amamenta, amamente seu bebê sempre que ele quiser. Mantenha um umidificador de névoa fria no quarto do seu bebê enquanto ele dorme. Apoie a cabeça do berço do seu bebê alguns centímetros para reduzir a quantidade de muco que escorre para a garganta dele. Dirija o chuveiro no cenário mais quente e feche a porta do banheiro. Sente-se no vapor com seu bebê por 10 a 15 minutos. Se o seu filho tiver asma, você pode usar um nebulizador, uma máquina que administra um bom spray de medicação e é aplicada na boca e no nariz do seu bebê. Mantenha o quarto do seu filho livre de possíveis causas de asma.
Prevenção
Existe uma vacinação contra a tosse convulsa que reduz significativamente o risco de o seu filho desenvolver a doença. Você pode reduzir o risco de infecções virais e bacterianas do seu bebê, que resultam em tosse noturna, certificando-se de que as pessoas lavam as mãos antes de manipulá-la. Minimize o número de pessoas em torno de seu bebê, pois uma pessoa pode ser contagiosa antes que qualquer sintoma da doença esteja presente. Se o seu filho tiver asma, evite ataques reduzindo os irritantes em volta do seu filho e assegure-se de que toma a medicação conforme as instruções.