Os padrões respiratórios normalmente mudam durante o sono. Durante o sono profundo, a respiração diminui e fica mais clara à medida que o corpo descansa. Durante o sono leve e REM, a respiração pode se assemelhar à vida acordada, incluindo períodos de respiração pesada durante os sonhos. No entanto, problemas respiratórios consistentes, lacunas na respiração e até mesmo o ronco podem ser sintomas de um distúrbio do sono ou outros riscos à saúde. O ronco é bastante comum e é a maior queixa de distúrbios do sono, pelo menos para aqueles que dormem ao lado de um roncador. Pessoas que roncam são mais propensas a dormir de costas, ter excesso de peso ou ter alergias persistentes que podem causar irritação na garganta. Beber álcool perto da hora de dormir também pode relaxar os músculos da garganta e aumentar as chances de ronco.
logo English Language Spanish Language Portuguese Language Portuguese Language Portuguese Language Japanese Language - O ronco excessivo e consistente pode ser um sinal de apneia obstrutiva do sono. Respirar sem fôlego e fazer sons sufocantes e ofegantes também podem indicar esse distúrbio do sono, que é causado pelo relaxamento dos tecidos moles da garganta, levando a curtas interrupções na respiração. Uma forma mais rara de apneia do sono, conhecida como apneia do sono central, ocorre quando o cérebro não envia o sinal elétrico para o diafragma para respirar. Ambas as formas de apnéia do sono, bem como uma terceira forma chamada apneia do sono mista que combina sintomas de ambos, podem ser perigosas se não forem tratadas. Crianças e ressonar excessivo Algumas crianças têm ronco excessivo, mas não tem os outros sintomas da apneia do sono. O fluxo reduzido de oxigênio em crianças que roncam freqüentemente pode levar a problemas comportamentais e de aprendizado se não forem tratados, de acordo com um artigo publicado em 2007 no Journal of the American Academy of Child &Psiquiatria de adolescentes.
Causas ambientais
Problemas respiratórios que resultam em distúrbios do sono podem ser instigados por fatores como clima, estação e temperatura. Pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard e Brigham &O Hospital Feminino descobriu que o distúrbio do sono relacionado à respiração aumenta durante as noites mais quentes e também quando a poluição do ar piora durante o verão.
Prevenção e Tratamento
As escolhas de estilo de vida podem reduzir os problemas respiratórios. Perder peso, não beber álcool antes de dormir e fazer exercícios regularmente pode reduzir o ronco normal e reduzir os sintomas de apneia obstrutiva do sono. Parar de fumar e reduzir os alérgenos domésticos também ajudará. Tente incentivar um parceiro de sono a dormir de lado e não de costas.
Se houver tontura diurna, uma boca seca persistente enquanto acorda e dores de cabeça matinais continuarem apesar dessas mudanças de estilo de vida, consulte um médico. A apnéia do sono não tratada pode levar a sérios riscos à saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e derrames.