Fumar é a principal causa de morte, incapacidade e doença evitável nos Estados Unidos. Cigarros e outros produtos de tabaco podem ser vendidos legalmente a qualquer pessoa com 18 anos ou mais na maioria das áreas. Os fumantes menores de idade enfrentam um aumento do risco de dependência ao longo da vida e sérios problemas de saúde, como câncer e doenças cardíacas. Entender os fatos sobre o fumo menor ajuda os pais e educadores a desenvolver estratégias eficazes para prevenir o tabagismo em crianças e adolescentes.
Números e Estatísticas
O tabagismo entre menores de idade é uma grande ameaça à saúde entre crianças e adolescentes dos EUA. De acordo com o Medline Plus, quase 25% dos estudantes do ensino médio dos EUA são fumantes e outros 8% usam produtos de tabaco sem fumaça, como rapé e mergulho. Além disso, estima-se que 30% dos jovens fumantes eventualmente desenvolverão hábitos de fumar a longo prazo e morrerão prematuramente de uma condição relacionada ao tabaco.
Causas
Muitos fatores influenciam a decisão de uma criança de experimentar o tabaco. O desejo de parecer mais velho e mais maduro ou de se rebelar contra os pais muitas vezes leva as crianças e adolescentes a experimentarem o tabaco.
A pressão das pessoas e o desejo de se encaixar com outros fumantes desempenham um papel importante para muitas crianças. e a curiosidade geral sobre os efeitos dos cigarros também pode influenciar as decisões de fumantes menores de idade. Outras causas potenciais incluem propagandas de tabaco, gozo dos efeitos dos cigarros e ignorância dos riscos para a saúde.
Efeitos na Saúde
O fumo do tabaco é prejudicial para todos os sistemas orgânicos no corpo. De acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, o fumo é responsável por quase um terço de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos, com fumantes morrendo de câncer no dobro da taxa de não-fumantes. Além disso, o tabagismo tem sido associado ao desenvolvimento de pneumonia, leucemia, doenças cardíacas e problemas reprodutivos, como baixo peso ao nascer e síndrome da morte súbita do lactente.
Talvez a consequência mais grave do tabagismo seja o aumento do risco de câncer de pulmão. O Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas afirma que fumar cigarro causa quase 90 por cento de todos os casos de câncer de pulmão, o número um câncer fatal em mulheres e homens.
A dependência da nicotina nos produtos do tabaco pode causar problemas graves de dependência e abstinência. A ameaça da dependência da nicotina é ainda maior para os fumantes menores de idade. De acordo com o NIDA for Teens, as pessoas que começam a fumar antes dos 21 anos têm mais dificuldade para desistir do que as que experimentam cigarros mais tarde na vida.
Fumar fornece nicotina ao cérebro em questão de segundos; efeitos pico dentro de 10 segundos de inalação. Esses efeitos desaparecem rapidamente, no entanto, fazendo com que o usuário anseie por outra dose. Irritabilidade, aumento do apetite, dor de cabeça e ansiedade estão entre os sintomas de abstinência de nicotina que muitas vezes levam os fumantes a retomar o hábito.
Prevenção /Solução
Espalhar informações e conscientização sobre os efeitos prejudiciais do tabagismo podem ajudar a conter a idade menor fumar. Programas de prevenção que usam informações factuais e honestas sobre os efeitos físicos e psicológicos do tabaco podem ajudar a influenciar o comportamento de adolescentes e adolescentes impressionáveis.
Os programas mais eficazes incorporam educação de policiais, pais, professores, líderes comunitários e a mídia. A supervisão rigorosa também permite que os prestadores de cuidados identifiquem os sinais do uso do tabaco cedo para resultados mais favoráveis.
, , ] ]