casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Um vinco em uma orelha de bebês

Aumentos nas orelhas diagonais podem ter implicações significativas para os adultos. Os bebês são diferentes, no entanto - seus corpos ainda estão se desenvolvendo e um tal vinco pode ser pouco mais que uma ruga. Isso não significa que você deva ignorar os vincos nos ouvidos de um bebê, no entanto, como ainda pode ser um sinal de um problema. Os vincos do ouvido devem ser avaliados pelo médico do seu filho para descartar um problema cardíaco congênito conhecido como síndrome de Beckwith-Wiedemann.

Anatomia do Ouvido

O lado externo do ouvido - também chamado de pinna ou retalho - é feito principalmente de cartilagem, um tecido conjuntivo que é rígido e flexível. Esta é apenas uma parte do sistema geral que permite que seu bebê ouça sons. O trabalho do pavilhão é ajudar a determinar a localização do ruído, de acordo com a Universidade de Indiana. Vincos na parte externa da orelha geralmente significam um sulco diagonal que se forma entre a porção da aba e o lóbulo. Para as crianças, este vinco é insignificante na maioria das vezes.

Rugas

As crianças passam muito tempo dormindo. Dependendo da localização do vinco, pode ser devido à maneira como o bebê coloca a cabeça. Se a crista se formar mais de um lado do que do outro, é provável que a aba ou o lobo se dobrem quando o seu filho estiver descansando, e um sulco seja uma impressão ou ruga. A cartilagem é extremamente flexível. Se o vinco desaparecer depois de um tempo, provavelmente não significa nada e não é um sinal de problema médico. Os vincos também podem ser uma característica genética das orelhas.

Síndrome de Beckwith-Wiedemann

Para algumas crianças, um vinco é um dos muitos sintomas de uma condição cardíaca congênita conhecida como síndrome de Beckwith-Wiedermann. Este é um problema médico que se desenvolve no útero e, na maioria dos casos, seria detectado no nascimento. Outros sinais da síndrome de Beckwith-Wiedermann incluem aumento de órgãos, olhos e corpo. Bebês com esta condição tendem a ter baixo nível de açúcar no sangue e má capacidade de alimentação. Beckwith-Wiedermann pode ser fatal, mas uma vez que a criança sobrevive, o prognóstico melhora.

Doença Cardíaca

Embora os vincos do lóbulo da orelha signifiquem pouco para os bebês, eles podem ser um indicador significativo em adultos, embora os estudos ainda precisem provar uma conexão. É possível que os vincos da orelha diagonal em um adulto seja um sinal de doença cardíaca, relata o Centro Médico da Universidade de Maryland. Algumas pesquisas sugerem que a correlação é simplesmente idade. Conforme você envelhece, pode desenvolver vincos nos lobos e doenças cardíacas, mas os dois não estão conectados. Os vincos para bebês não levantam a mesma preocupação, porque a doença cardíaca não é um problema comum durante a infância.