Sepse
Os sinais e sintomas da sepse incluem um batimento cardíaco acelerado superior a 90 batimentos por minuto (taquicardia) e, da mesma forma, aumento da frequência respiratória ou respiratória de 20 ou mais respirações por minuto. Além de aceleração das taxas cardíaca e respiratória, pode haver uma temperatura anormal; especificamente, uma temperatura alta acima de 101 graus F, ou alternadamente, uma temperatura na faixa de 95 graus F ou abaixo. Outro sinal freqüente é uma alta contagem de glóbulos brancos, indicativa de uma infecção ou outro método que determina a presença de uma infecção. Segundo a Clínica Mayo, uma abordagem médica comum é considerar a sepse sistêmica como avançando por três fases, ou seja, sepse, sepse grave e choque séptico, cada uma com sintomas específicos. Consequentemente, a sepse pode progressivamente piorar ao ponto de choque séptico sistêmico, que é uma condição com risco de vida.
Sepse Grave
Se a sepse progride para o próximo nível, alguns sinais típicos envolvem uma diminuição das plaquetas (sangue) contagem, bem como diminuição da produção e produção de urina. Problemas com a função respiratória e cardíaca continuam com a possível adição de uma mudança na orientação ou no estado mental. Além disso, a pele pode mostrar áreas ou manchas de pele manchada e colorida (aparência mosqueada).
Choque Séptico
Se a infecção sistêmica evoluir para choque séptico, os sinais e sintomas daqueles exibidos na fase severa continuar. No entanto, nesta fase de risco de vida, o sinal significativo de pressão arterial dramaticamente baixa está presente para o diagnóstico de choque séptico a ser feito.