casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são as razões para uma transfusão de sangue?

O seu médico disse-lhe que precisa de uma transfusão de sangue e talvez não compreenda porquê. Existem diferentes tipos de componentes sanguíneos que são transfundidos em anemia, trauma, anormalidades na coagulação e perda sanguínea crônica. Algumas outras condições também garantem uma transfusão. Cada componente tem suas próprias razões para ser transfundido.

Razões da Transfusão de Sangue Total

Uma razão para uma transfusão de sangue total é para um bebê que recebe uma transfusão de troca completa. Caso contrário, sacos inteiros de sangue de doadores raramente são transfundidos. O sangue é dividido em componentes para facilitar o armazenamento e o uso. Um hemocentro processa uma unidade doadora e distribui os vários componentes para os hospitais e clínicas da área, por razões específicas de transfusão.

Transfusões de glóbulos vermelhos são usadas para aumentar a quantidade de oxigênio transportada. capacidade do sangue do paciente. Pode haver várias razões pelas quais seu suprimento de sangue é baixo. Você pode ter uma leitura baixa de hemoglobina e hematócrito (anemia), perda de sangue durante a cirurgia ou trauma, ou sangramento internamente nos intestinos. A perda de sangue pode ser súbita (aguda) ou lenta (crônica). Uma transfusão concentrada de hemácias é quase sempre necessária para uma perda de sangue de mais de 30%. Transfusões são indicadas quando a pressão arterial diminui e a freqüência cardíaca aumenta durante um episódio de sangramento. Os pacientes com anemia crônica podem não precisar de uma transfusão de sangue se não apresentarem sintomas de uma crise. Anemia crônica deve ser tratada com outros métodos além de transfusões.

Pacientes com doença arterial coronariana também podem precisar de uma transfusão. Tem sido demonstrado que isso aumentará a função cardíaca e produzirá uma taxa de recuperação melhor do que os pacientes com esta doença que não são transfundidos.

Você pode precisar de uma transfusão de plasma fresco congelado para uma overdose de coumadin, varfarina ou outros diluentes de sangue. Os diluentes de sangue não são realmente muito finos; eles inativam certos fatores de coagulação que fazem com que o sangue coagule com muita facilidade. Para verificar os fatores de coagulação, o médico fará o pedido de exames laboratoriais, como o tempo de protrombina (PT) ou o tempo de tromboplastina parcial ativada (APTT). Se esses resultados forem anormais, você precisará de uma transfusão de plasma fresco congelado. O plasma fresco congelado é a parte superior de uma unidade doadora depois que as células são "embaladas". É um fluido amarelado que contém fatores de coagulação.

Transfusões de Plaquetas

As plaquetas são as pequenas células do sangue que formam uma crosta quando você começa um raspar ou um pequeno corte. As plaquetas circulantes podem se acostumar em certas situações, como um trauma grave, um sangramento nasal complicado ou se você estiver tomando medicamentos para o câncer. As plaquetas também são afetadas pela aspirina e por alguns medicamentos prescritos. O seu médico deve dizer-lhe se está a tomar uma das drogas inativadoras de plaquetas, pois é perigoso para si se estiver ferido. Uma transfusão de plaquetas substituirá as plaquetas ausentes ou inativadas para que você possa interromper o sangramento.

Transfusões de crioprecipitação

Outro componente do plasma do doador é um fator de coagulação conhecido como Crioprecipitado (Cryo). O Cryo é mais frequentemente transfundido para substituir fatores específicos de coagulação. A deficiência do fator VIII e a deficiência do fator XIII fazem parte da cascata da coagulação e podem estar geneticamente ausentes ou danificadas e devem ser substituídas artificialmente. Doença de Von Willebrand, baixos níveis de fibrinogênio e Hemofilia A são outros tipos de deficiências de fator de coagulação.

Transfusão de glóbulos brancos

Uma transfusão de leucócitos é rara. É reservado para pacientes com uma contagem muito baixa de glóbulos brancos e uma infecção que não responde aos antibióticos apropriados. Os glóbulos brancos podem desencadear reações alérgicas e formação de anticorpos nas células estranhas.

, , ] ]