casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Que tipos de glóbulos brancos são encontrados em uma resposta inflamatória?

Além de defender o corpo de bactérias, vírus e parasitas, os glóbulos brancos também desempenham um papel na resposta inflamatória. Os glóbulos brancos têm muitos papéis vitais, mas sutis, na promoção e regulação da inflamação. Examinar as funções de tais células pode nos ajudar a entender melhor as complexas relações entre imunidade e inflamação, bem como alergias e doenças autoimunes.

Neutrófilos

Os neutrófilos são o tipo mais abundante de glóbulos brancos em circulação e representam primeira linha de defesa do corpo contra bactérias invasoras. Os neutrófilos podem liberar substâncias que matam as bactérias e também podem comer bactérias através do processo de fagocitose. O Dr. Ken Miyasaki, da UCLA, explica que os neutrófilos também liberam várias substâncias envolvidas na resposta inflamatória. Após a lesão, os neutrófilos são recrutados para locais de inflamação, onde previnem a infecção e também ajudam a recrutar outras células inflamatórias para locais de inflamação.

Eosinófilos

Os eosinófilos ajudam a defender o organismo contra parasitas. Os eosinófilos também mediam uma série de respostas alérgicas que podem ligar alergias e inflamações. Um artigo de 2009 no Proceedings ofthe American Thoracic Society, de John Fahy, explica como os eosinófilos podem contribuir para a inflamação das vias aéreas durante a asma. Como os eosinófilos se acumulam nos pulmões de indivíduos com asma, os neutrófilos podem se unir aos eosinófilos para exacerbar a restrição das vias aéreas e a inflamação.

Basófilos

Os basófilos são glóbulos brancos que desempenham um papel importante no processo inflamatório. O site MedlinePlus dos Institutos Nacionais de Saúde explica que os basófilos liberam histamina e heparina depois de serem recrutados para locais de lesão e inflamação. A histamina age para relaxar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo para os tecidos inflamados. A heparina é um anticoagulante que permite que o sangue flua facilmente para áreas de tecidos danificados.

Mast Cells

Os mastócitos são um importante mediador de respostas inflamatórias. Os mastócitos são semelhantes aos basófilos, pois secretam heparina e histamina para promover o fluxo sanguíneo para tecidos danificados e inflamados. Mastócitos e basófilos, no entanto, têm origens celulares ligeiramente diferentes. Além disso, os basófilos circulam em uma forma madura, enquanto os mastócitos circulantes não amadurecem até encontrarem um local ou lesão ou inflamação. O manual de imunobiologia de Charles Janeway resume o papel dos mastócitos na alergia, na inflamação, no asma e nas doenças autoimunes.