A talassemia é uma doença hereditária em que o organismo produz hemoglobina anormal. A hemoglobina é composta de duas subunidades alfa e duas beta. Uma deficiência em qualquer tipo é anormal e leva à talassemia. A hemoglobina alterada é produzida dentro dos glóbulos vermelhos, que são então destruídos a uma taxa anormalmente frequente. Como os glóbulos vermelhos usam a hemoglobina para transportar oxigênio por todo o corpo, um atleta com talassemia tem uma desvantagem significativa.
Detectar talassemia em atletas
Um atleta com qualquer uma das formas de talassemia se apresentará com sintomas de anemia. No entanto, essa anemia não responde à suplementação de ferro e, se o atleta for testado, os níveis de ferro estarão normais. Outros exames de sangue também revelarão um desequilíbrio entre as duas subunidades que compõem a hemoglobina.
Talassemias leves compatíveis com a atividade atlética
Algumas talassemias não produzem muitos sintomas, se houver algum. Pessoas com alfa ou beta-talassemia menor, nas quais apenas um dos genes responsáveis pela produção de hemoglobina é afetada, podem apresentar apenas anemia leve com leve fadiga. Pessoas com qualquer uma dessas talassemias podem participar de atividades atléticas sem conseqüências sérias, com a orientação de um médico.
Talassemias graves incompatíveis com o atletismo
A talassemia alfa maior é uma forma grave que é incompatível com vida; Fetos geralmente morrem no útero. A beta-talassemia - intermediária e major - pode ser tratada com transfusões sanguíneas. Com o tempo, essas transfusões causam o excesso de ferro no corpo. A desferrioxamina é administrada por via intravenosa ou subcutânea para remover o ferro e para proteger os órgãos do corpo de serem danificados. Pessoas com esses tipos de talassemia provavelmente não serão capazes de participar de atletismo vigoroso.
Precauções para Atletas com Talassemia
Como essa doença é genética, não há como eliminá-la completamente. Assim, precauções devem ser tomadas para evitar que o atleta com complicações que ameaçam a vida. Os atletas devem ser cuidadosamente observados em todos os momentos. A hidratação é a principal medida de prevenção, especialmente com atividades ao ar livre. Aqueles com talassemias graves devem evitar esportes de contato e limitar o esforço pesado. Além disso, atividades de alta altitude, incluindo o vôo em cabines pressurizadas, são altamente desencorajadas.