Coágulos sanguíneos não são incomuns após a cirurgia, especialmente a cirurgia de grande porte na pelve, nos joelhos ou no quadril. Os coágulos sanguíneos, conhecidos como trombose venosa profunda (TVP), são mais comuns na parte inferior da perna ou da coxa, mas também podem se desenvolver nas extremidades superiores. A imobilidade após a cirurgia leva a uma diminuição no retorno do sangue das veias para o coração, uma vez que a atividade normalmente ajuda a movimentar o sangue de volta ao coração. Poços de sangue nas pernas, facilitando o desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Em 50% dos casos, a TVP não apresenta sintomas, afirma o Massachusetts General Hospital (MGH). Dor e Ternura
Em muitos casos, a TVP causa dor na extremidade afetada. A dor pode ser mais intensa quando em pé ou andando, se a TVP estiver na perna. Tocar a extremidade pode causar desconforto. Às vezes, o desconforto é leve nas DVTs dos membros inferiores, mais como uma dor surda, que pode ser sentida apenas quando se anda, explica MGH.
Sintomas visuais
As TVPs podem causar alterações visuais perceptíveis na extremidade. Estes incluem vermelhidão, calor, inchaço e descoloração na área da TVP. A veia pode aparecer irregular e irregular, e as veias ao redor da veia afetada podem aparecer dilatadas e mais visíveis do que o habitual. Quando a pele sobre a área afetada é pressionada, uma pequena covinha, conhecida como edema, pode permanecer. O Manual Merck afirma que uma diferença de 3 cm de circunferência entre a perna afetada e não afetada devido ao inchaço é mais provável para indicar uma TVP.
Sintomas Respiratórios
O sintoma mais grave da TVP ocorre quando um Um grande coágulo se separa da extremidade e viaja para os pulmões. Embolia pulmonar, ou PE, ocorre quando um coágulo se aloja nas artérias dos pulmões, causando diminuição do fluxo sanguíneo. Cerca de 50 por cento das pessoas com TVP têm EP ocultas ou assintomáticas, relata a Merck; grandes PEs podem ser fatais se bloquearem o fluxo de sangue do lado direito do coração para os pulmões. Os sintomas incluem falta de ar súbita, chiado no peito, tosse, dor no peito, batimento cardíaco rápido, fraco ou irregular, sensação de desmaio ou desmaios e pressão arterial baixa. Baylor College of Medicine relata que 4 em cada 100 pessoas que desenvolvem TVP morrem de complicações PE.
Dano a longo prazo
A TVP pode danificar permanentemente as veias em uma perna ou um braço. Danos a longo prazo podem causar inchaço permanente da extremidade e descamação da pele sobre a área danificada. Descoloração, descamação e coceira podem ocorrer, e a extremidade pode ser dolorosa durante o uso.