casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Caminhar pode melhorar a circulação?

Andar a pé pode ajudá-lo a melhorar a circulação e a diminuir a dor se tiver má circulação. Este tipo de exercício é particularmente útil se você tiver uma doença arterial periférica, às vezes chamada de doença arterial dos membros inferiores. A doença arterial periférica afeta os braços e pernas e pode afetar mais as pernas do que os braços. A aterosclerose - o acúmulo de placas nas artérias que estreitam o interior da artéria e diminui o fluxo sangüíneo - causa a maioria dos casos de má circulação, de acordo com a Better Medicine. Caminhar pode ajudar a prevenir a aterosclerose de várias maneiras.

Efeitos da má circulação As doenças arteriais de membros inferiores afetam de 2 a 4 por cento dos americanos entre 40 e 60 anos e 6 por cento daqueles com mais de 70 anos, de acordo com ao Centro de Cuidados Vasculares da Universidade do Sul da Califórnia. Os homens desenvolvem esse distúrbio com mais frequência do que as mulheres. A aterosclerose diminui o fluxo sanguíneo. Isso leva a má circulação, causa dor, dificuldade para andar, úlceras nas pernas e dormência ou formigamento nas extremidades. Exercícios como caminhar podem reduzir a pressão arterial, os níveis de glicose no sangue, diminuir o colesterol e ajudar a perder peso - todos os passos ajudam a reduzir a aterosclerose e melhorar a circulação.

Melhorar a Claudicação

Claudicação é o termo para a claudicação. dor que ocorre nas pernas quando você aumenta a atividade física e tem má circulação. Seus músculos precisam de uma quantidade maior de oxigênio durante o exercício. Um aumento do fluxo sanguíneo de até dez vezes atenderá a essas necessidades se você não tiver problemas de circulação, explica o Centro de Medicina Vascular da Universidade do Sul da Califórnia. Seus músculos não receberão o oxigênio extra necessário se suas artérias não puderem se expandir para aumentar o fluxo sanguíneo - isso causa dor. Andar diminui a aterosclerose e melhora a entrega de oxigênio aos tecidos.

Benefícios e níveis de exercício

Andar a pé pode aumentar sua resistência e capacidade de andar sem dor, se você tiver claudicação. Um programa de exercícios também pode aumentar a produção de ácido nítrico nos vasos sanguíneos, o que também pode melhorar a circulação, segundo os relatórios da Harvard Health Publication. Comece com cinco minutos de aquecimento antes de aumentar seu ritmo e tente exercitar-se por pelo menos cinco minutos de cada vez por um total de 30 minutos para começar. Faça cinco minutos de relaxamento andando devagar após o período de exercício. Pare e descanse quando tiver dor moderada por claudicação. Dentro de três a seis meses, você deve atingir o seu benefício máximo, a Cleveland Clinic afirma.

Considerações

Verifique com seu médico antes de olhar qualquer tipo de programa de exercícios, incluindo caminhadas. Se você tiver dor no peito, falta de ar, batimento cardíaco irregular ou tontura enquanto caminha, procure atendimento médico imediatamente. Aterosclerose que causa dor e má circulação nas extremidades também pode causar diminuição do fluxo sanguíneo para o coração, que pode levar a ataques cardíacos ou derrames.