casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Bicarbonato de Sódio e Coágulos de Sangue

Evidências limitadas sugerem que pode haver uma conexão entre o bicarbonato de sódio e a formação de coágulos sanguíneos no corpo, já que a influência do bicarbonato de sódio no equilíbrio do pH inibe a coagulação do sangue. No entanto, como ensaios científicos sobre o assunto permanecem extremamente limitados, a ingestão de bicarbonato de sódio não é uma prática reconhecida ou recomendada para reduzir suas chances de coágulos sanguíneos.

Entendendo coágulos sanguíneos

Um coágulo de sangue, também conhecido como trombose venosa profunda, ocorre quando a coagulação interfere com o fluxo sanguíneo dentro de uma veia, podendo causar inchaço, vermelhidão, dor e interrupção do funcionamento normal do sistema circulatório, com risco de vida. Normalmente, formam-se coágulos sanguíneos devido ao comportamento extremamente sedentário, como durante o repouso após uma operação. Outros fatores que contribuem podem incluir uma predisposição hereditária, obesidade extrema, varizes ou uma história de acidentes vasculares cerebrais ou paralisia.

Bicarbonato de sódio e pH

Bicarbonato de sódio é altamente alcalino, o que significa que tem um alto valor de pH, o oposto de um ácido. A ingestão de bicarbonato de sódio, portanto, altera o valor de pH interno do corpo. Especificamente, o pH do sangue de um indivíduo aumenta em 60 a 90 minutos após o consumo de bicarbonato de sódio. A aplicação mais comum dos efeitos do bicarbonato de sódio sobre o pH é evidenciada em seu uso como antiácido. De acordo com estudos limitados publicados no Journal of American Medical Association, ou JAMA, a composição única do bicarbonato de sódio também pode reduzir a tendência do sangue de coagular adequadamente. No entanto, como relatado no JAMA, os ensaios foram baseados em amostras de sangue humano e não o sangue dentro de organismos vivos.

Baking Soda e Anticoagulantes

O mais próximo que o bicarbonato de sódio vem para servir como um medicamento para prevenir A coagulação sanguínea está em uso quando combinada com aspirina e ácido cítrico como anticoagulante. A medicação em três partes é usada para reduzir a probabilidade de coagulação do sangue, mas depende da aspirina para diluir o sangue, e não do bicarbonato de sódio. O último ingrediente serve simplesmente como um antiácido para neutralizar o ácido do estômago e reduzir a indigestão. MayoClinic.com aconselha a utilização da medicação, que está disponível sem receita médica, apenas por sugestão do seu médico. Outros anticoagulantes, disponíveis tanto na forma de injeção quanto na forma de comprimidos, podem ser prescritos se você tiver sintomas de um coágulo sanguíneo. Como os anticoagulantes diluem o sangue, eles podem ser perigosos se você for passar por uma cirurgia ou já estiver tomando um medicamento à base de salicilato. Como tomar bicarbonato de sódio: considerações adicionais

Para evitar o uso de medicação à base de soda ou bicarbonato de sódio para coágulos sangüíneos ou um simples antiácido à base de bicarbonato de sódio, não é aconselhável ingerir a substância se estiver grávida ou amamentando. Da mesma forma, bicarbonato de sódio não deve ser administrado por via oral para crianças com idades entre 2 e abaixo. A ingestão excessiva de bicarbonato de sódio pode resultar na produção de excesso de dióxido de carbono e no possível rompimento da função renal normal.